As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo português disponível para reforçar cooperação com os media dos PALOP
- 10-Sep-2003 - 14:29

O governo português manifestou hoje em Lisboa "total disponibilidade" para reforçar o apoio aos meios de comunicação social dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sublinhando, contudo, ser necessário rever o actual modelo de cooperação.


A disponibilidade foi reiterada pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros português, Domingos Jerónimo, na sessão de abertura da reunião de peritos, que antecede o encontro de ministros da Comunicação Social dos PALOP, quinta-feira em Lisboa.

Domingos Jerónimo acentuou que o novo modelo de cooperação deve assentar na valorização das vertentes estruturantes da cooperação, nomeadamente na formação de quadros, partilha de conteúdos e no desenvolvimento de co-produções.

"É inevitável um novo modelo de cooperação. Nesse sentido terá de se rever o actual, e o governo português tem vontade e está empenhado em suprir as lacunas já detectadas na anterior reunião de Luanda (a 29 de Abril)", sublinhou Domingos Jerónimo.

Por isso, há a consciência, entre os responsáveis pela comunicação social de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal da necessidade de remodelar a cooperação e relançá-la no âmbito das agências noticiosas e nos canais África da RTP e da RDP, tal como ficou definido em Luanda, realçou.

Domingos Jerónimo lembrou, por outro lado, que o actual modelo tem sido "sobretudo direccionado" para a mobilização de recursos financeiros, o que "nem sempre tem correspondido de forma eficaz".

Sobre a RDPÁfrica e RTPÁfrica, o governante português considerou-os "instrumentos privilegiados da diversidade dos diferentes Estados", sublinhando que constituem também "uma rede com um protagonismo ímpar, pois abrange potencialmente mais de 200 milhões de falantes do Português".

"Temos de apostar nestes canais de e para a Lusofonia", concluiu Domingos Jerónimo, perante uma audiência de cerca de dezena e meia de peritos dos "Cinco", que se reunirão durante todo o dia, à porta fechada, no Palácio Foz.

O encontro destina-se a definir as linhas mestras do futuro da cooperação no domínio da comunicação social entre Portugal e os PALOP.

Na reunião de quinta-feira, os ministros e chefes de delegação deverão aprovar a "Declaração de Lisboa" e os documentos "Cooperação no Domínio da Comunicação Social" e "Modelo Institucional dos Canais África".

Participam no encontro o ministro da Presidência do Conselho de Ministros português, Nuno Morais Sarmento, o vice-ministro da Comunicação Social de Angola, Manuel Domingos Augusto, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Cabo Verde, Arnaldo Andrade, e o ministro da Comunicação Social de São Tomé e Príncipe, José da Graça Viegas Santiago.

A delegação de Moçambique é chefiada pelo director do gabinete de Informação, Felisberto Tinga, e a da Guiné-Bissau pelo embaixador em Lisboa Joãozinho Vieira Có, em representação do ministro da Comunicação Social, Isidoro Afonso Rodrigues, nomeado terça-feira.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem