As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugal, Timor-Leste e PALOP preparam em Lisboa reunião anual FMI/BM
- 10-Sep-2003 - 19:16

A integração regional em África é o tema do "13º Encontro de Lisboa", que reunirá segunda e terça-feira os responsáveis pelos bancos centrais de Portugal, Timor-Leste e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).


Fonte da organização adiantou hoje à Agência Lusa que a reunião, iniciativa do Banco de Portugal, visa permitir aos governadores dos sete bancos centrais analisar o estado das respectivas economias, como preparação da reunião anual do Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI), a 23 e 24 deste mês no Dubai.

Além dos governadores dos bancos centrais de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como a Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP) de Timor-Leste, participam também no encontro representantes do BM e FMI e ainda da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Segundo a fonte, os participantes vão analisar temas de interesse mútuo e aprofundar as relações de cooperação, sendo a ocasião aproveitada para distribuir o tradicional relatório anual sobre "A Evolução das Economias dos PALOP - 2002/2003".

Apesar de a reunião se prolongar por dois dias, no primeiro, que decorrerá à porta fechada numa sessão restrita, será efectuado um balanço e analisadas as perspectivas da cooperação entre o Banco de Portugal, os bancos centrais dos PALOP e a APB timorense.

Nesta reunião, que decorrerá na sede do Banco de Portugal, em Lisboa, serão também examinados os principais temas internacionais da agenda da assembleia anual do BM/FMI e que dizem directa ou indirectamente respeito aos PALOP e a Timor-Leste, em particular, e à África, em geral.

O segundo dia de trabalhos, a decorrer no Centro Cultural de Belém, inicia-se com uma intervenção do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, seguida da apresentação do tema "Os Desafios da Integração Regional em África", feita pelo vice-governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gouveia Gove.

A meio da manhã, haverá uma mesa-redonda subordinada ao tema "Situação Económica e Integração Regional", com a participação dos diferentes responsáveis, que antecederá a sessão de encerramento, presidida pela ministra das Finanças portuguesa, Manuela Ferreira Leite.

Além de Vítor Constâncio (Portugal) e de Ernesto Gouveia Gove (Moçambique), estarão presentes os governadores dos bancos centrais de Angola, Amadeu Jesus Maurício, Cabo Verde, Olavo Garcia Correia, e São Tomé e Príncipe, Maria do Carmo Trovoada Silveira.

Da Guiné-Bissau vem Aguinaldo Embaló, director nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), e de Timor- Leste Luís Quintaneiro, director-geral da ABP.

Estes encontros, que antecedem sempre a reunião anual do BM e do FMI, foram institucionalizados, sob iniciativa do Banco de Portugal, em 1990.

Timor-Leste, país que se tornou independente em Maio de 2002, participa neste tipo de reuniões pela segunda vez.

A primeira assembleia anual do BM e FMI, que decorrerá este ano pela primeira vez no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, realizou- se em 1946, em Washington, tendo, desde então, estas duas instituições institucionalizado as reuniões de forma anual.

Os encontros são sempre presididos pelos governadores do BM e do FMI, em conjugação com o ministro das Finanças do país anfitrião, e, no Dubai, são aguardados mais de 10.000 pessoas, entre participantes, delegados, organizações internacionais e não governamentais, grupos empresariais, jornalistas e outros convidados.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem