As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Dívida externa baixou em mais de 6 milhões de euros
- 11-Sep-2003 - 9:54

A dívida externa efectiva de Cabo Verde registou em 2002 uma diminuição de cerca de 670,3 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 6,09 milhões de euros).


Dados divulgados pelo Banco de Cabo Verde, indicam que a dívida externa do arquipélago totalizava, no ano passado, 40 mil 7,2 milhões de escudos cabo-verdianos ou seja 55,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra os 41 mil e 447,8 milhões de escudos, registados em 2001 ou seja 60 por cento do PIB.

Para o o Banco Central cabo-verdiano, o comportamento favorável do stock da dívida externa reflecte o esforço de regularização dos atrasados e de amortização dos empréstimos.

Dados apurados pelo BCV indicam que relativamente ao ano anterior, em 2002, verificou-se um crescimento dos desembolsos (dívida de longo prazo) de cerca de 27,4 por cento. Do total dos desembolsos, 57,3 por cento foram efectuados pelo Banco Mundial que continua a ser o principal parceiro de Cabo Verde, seguindo-se o FAD (15 por cento) e o BADEA (10,3 por cento).

Em 2002, dois novos empréstimos aumentaram o montante global acumulado da dívida externa contratada, sendo sete mil 674,5 milhões de escudos concedidos pelo Banco Mundial (IDA) e 7,67 milhões de escudos concedidos pelo governo da chinês.

Por outro lado, registou-se um aumento de cerca de 47 por cento nos serviços da dívida, explicado, em parte, pelas negociações efectuadas para a regularização dos atrasados, correspondendo 69,4 por cento à amortização do capital e 30,5 por cento ao pagamento de juros.

Indica-se ainda que o peso da dívida na exportação de bens e serviços em Cabo Verde no ano passado manteve-se praticamente inalterado, passando de 12,9 por cento, em 2001, para 13 por cento em 2002. O rácio da dívida efectiva/exportação de bens e serviços, diminuiu em relação ao ano anterior, em virtude da redução do stock da dívida externa efectiva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem