As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Meio milhar de crianças no projecto «Férias em Português»
- 13-Sep-2003 - 12:03

O Instituto Camões promove entre 15 e 27 de Setembro, na Cidade Velha, Cabo Verde, o projecto "Férias em Português", destinado a meio milhar de crianças dos 6 aos 12 anos das zonas rurais do Concelho da Praia.


Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em Timor-Leste em 2002, e que pela primeira vez será implementada num país africano de Língua Portuguesa.

O projecto "Férias em Português" visa desenvolver as competências comunicativas das crianças na Língua Portuguesa, estimulando a aprendizagem com textos lúdicos e a utilização da língua na comunicação quotidiana. Outro dos objectivos da intervenção é a formação integral das crianças.

Acompanhados por equipas de formadores e monitores, ao longo de 12 dias, as cerca de 500 crianças abrangidas vão participar em diversas actividades de carácter lúdico e de ocupação dos tempos livres.
Arte, ambiente e património são os grandes temas à volta dos quais irão ser desenvolvidas todas as actividades.

Iniciativas na área da música, da dança, da expressão dramática, do desporto, da informática, da expressão artística e língua portuguesa fazem igualmente parte do projecto.

O evento terá como lema "Língua Portuguesa, a Chama Plural".

No entender do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Francisco Ribeiro Telles, que fez hoje a apresentação do projecto na Cidade da Praia, "este lema assinala a diversidade como marca essencial deste património comum que é a língua portuguesa, partilhado pelos oito estados da CPLP".

Ainda no âmbito deste projecto deverá deslocar-se a Cabo Verde uma técnica do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) que irá promover diversas actividades nestas áreas.

A intenção é realizar, com as crianças, o levantamento e registo de valores patrimoniais da comunidade.
As actividades animarão diariamente diversos espaços públicos da Cidade Velha, estando prevista a realização de uma grande festa de encerramento no dia 27, envolvendo toda a comunidade.

"A escolha da Cidade Velha prende-se com o interesse histórico do local, associado ao objectivo de sensibilizar as crianças, agentes cruciais na identificação e defesa dos valores patrimoniais, para a preservação do património arquitectónico e ambiental da localidade.", explicou o diplomata.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Felisberto Vieira, trata-se de um projecto de desenvolvimento e valorização da língua portuguesa como expressão cultural, do património e da arte, e do engrandecimento da cultura dos povos de Cabo Verde e de Portugal.

"Acredito que este projecto terá grande impacto não só nas crianças, mas também em toda a comunidade de Cidade Velha, uma vez que irá permitir o domínio da riqueza do seu património histórico e da riqueza da língua", sublinhou.

De acordo com O Instituto Camões, os formadores e monitores são todos cabo-verdianos, o que permite no futuro o desenvolvimento de acções similares em outros pontos do país.

O projecto "Férias em Português" é desenvolvido pelo Instituto Camões, com apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPADE) e do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).

Da parte cabo-verdiana estão envolvidos o Ministério da Educação, a Câmara Municipal da Praia, o Instituto Pedagógico, Instituto Superior de Educação, Delegação da TAP e o Hotel Trópico.

A Cidade Velha, antiga Ribeira Grande, é neste momento alvo de projecto de recuperação do seu património histórico com vista à candidatura à UNESCO como património da humanidade.

Trata-se da primeira cidade construída em África pelos portugueses, em 1462, e foi um importante entreposto comercial na época colonial. Actualment,e a Cidade Velha faz parte da zona rural do Concelho da Praia.



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem