As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Intensificada com o Brasil a cooperação no sector da formação profissional
- 13-Sep-2003 - 14:13

Cabo Verde vai intensificar a cooperação na área de formação profissional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo, disse o director do Instituto do Emprego e Formação (IEFP) cabo-verdiano.


José Manuel Fernandes Veiga esteve durante esta semana, em São Paulo, onde negociou com a direcção do Senai o fortalecimento do programa de cooperação na área da formação e reciclagem profissional.

"Finalizámos o projecto que vai marcar o início prático das acções para formação de quadros técnicos", afirmou Fernandes Veiga à agência Lusa.

A primeira fase do projecto de cooperação prevê o fortalecimento do IEFP, com a assistência de monitores e técnicos do Senai, a partir de Novembro deste ano.

Uma missão do Senai, segundo Fernandes Veiga, deverá visitar Cabo Verde para auxiliar na melhoria dos currículos e dos métodos de gestão actualmente adoptados pelo IEFP.

Numa segunda fase, está prevista a criação de um centro de referência para formação profissional de técnicos, nomeadamente nos sectores do turismo, construção civil e electricidade.

Fernandes Veiga adiantou que o objectivo é alargar a capacidade de formação profissional do IEFP, que só no ano passado ofereceu cursos de formação para cerca de 10 mil cabo-verdianos.

"Actualmente, a nossa população economicamente activa é de 174 mil pessoas para uma população total de 434 mil habitantes, o que significa que temos que alargar a nossa capacidade de oferecer cursos", disse.

Durante os últimos dias, o presidente do IEFP conheceu de perto a experiência do Senai nesta área, nomeadamente cursos oferecidos em unidades móveis.

"A formação não tem que ser necessariamente oferecida num centro fixo, uma vez que o Senai demonstra uma experiência extraordinária através de centros móveis na cidade", referiu Fernandes Veiga.

A cooperação técnica entre o Senai e o governo de Cabo Verde é resultado de um protocolo assinado entre os dois países, em 2002, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Desde 1998, o Senai participa em programas de cooperação no sector da formação profissional em Angola, Timor-Leste, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Em 1999, o Senai e a ABC participaram da criação de um centro de formação profissional em Luanda, com investimentos da ordem de dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) provenientes de receitas dos governos do Brasil e de Angola.

Em 2000 foi criado um centro de formação profissional, em Timor-Leste, com a assistência e coordenação do Senai, voltado principalmente para o sector da construção civil.

José Manuel Fernandes da Veiga, que se encontra de visita ao Brasil desde o passado dia 8 de Setembro, regressa hoje a Cabo Verde.

O Senai está ligado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e é responsável pela formação, reciclagem e treino profissional de trabalhadores.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem