As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugueses passeiam automóveis antigos em S. Vicente
- 13-Sep-2003 - 14:15

Um grupo de portugueses de Vila Nova de Famalicão termina hoje em S. Vicente, Cabo Verde, um passeio de automóveis antigos que teve como móbil o reencontro com a língua portuguesa noutras paragens.


Ligados a uma empresa daquele município do norte de Portugal, os 15 participantes, que habitualmente fazem passeios com automóveis antigos, decidiram este ano estender o projecto a um local ou a um país no mundo onde se falasse o português.

Elegeram a ilha cabo-verdiana de S. Vicente como o primeiro destino, porque, recentemente, este município cabo-verdiano geminou-se com o de Vila Nova de Famalicão, onde a empresa tem a sede.

As próximas paragens serão o Brasil e Goa, em 2004 e 2005.

A digressão a Goa será realizada a partir de Portugal por via terrestre, explicou à Agência Lusa o organizador deste evento, Alberto Gomes.

Esta digressão por terras cabo-verdianas começou há uma semana, com uma exposição dos automóveis no parque da Feira Internacional do Mindelo.

Depois, os participantes lançaram-se na descoberta dos recantos da ilha com as suas viaturas.

"O nosso espírito é estar em contacto com as populações e, ao mesmo tempo, mostrar às pessoas automóveis raros, que nunca viram a circular por estas estradas", declarou, na cidade do Mindelo, o organizador da iniciativa.

O automóvel mais antigo exibido à curiosidade dos cabo- verdianos é um modelo de 1931, mas todos os 15 apresentados são originários das décadas de 30, 40 e 50 do século XX.

Entre eles figura um luxuoso descapotável vermelho "Auburn" (anos 30), de fabrico norte-americano, que fez as delícias dos cabo- verdianos por onde passou.

Um Austin Seven, um pequeno veículo de 1933 que, segundo Alberto Gomes, nessa década em Inglaterra era conotado com os médicos de famílias e os padres, foi outro dos exemplares apresentados.

Em cada automóvel é exibido o dístico da autoria de Fernando Pessoa: "A minha pátria é a língua portuguesa".

De acordo com Alberto Gomes, essa mensagem suscitou entre os cabo-verdianos os mais diversos comentários, com uns a dizer que, de facto, a sua pátria é a língua portuguesa, e outros a contrapor que a sua pátria é Cabo Verde e a sua língua o crioulo.

"Este choque que quisemos criar foi para lembrar que estivemos cá, que temos uma língua comum e que deveríamos continuar a estar de formas diferentes, sem neo-colonialismos", observou.

A digressão a Cabo Verde do grupo de portugueses ligados à "Minho Clássicos" encerra no sábado, com um desfile pelas ruas da cidade do Mindelo.

A "Minho Clássicos" está ligada à promoção do automóvel antigo, tendo como "pano de fundo aspectos culturais relacionados com a História de Portugal".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem