| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil aprofunda relações bilaterais
- 22-Sep-2003 - 14:44
O acompanhamento de todo o processo de integração luso-brasileiro e o intercâmbio entre parlamentares dos dois países constituem as prioridades do recém-criado Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil.
Constituído por deputados dos quatro maiores partidos com assento no parlamento português, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil permitirá uma permanente troca de impressões, experiências, conhecimentos e facilitará o diálogo entre os representantes de ambos os países, disse à Agência Lusa Eduardo Moreira, deputado do PSD e presidente deste órgão.
Tendo como lema "Portugal e Brasil mais unidos em 2004", a iniciativa da Assembleia da República surge após o governo português ter manifestado a intenção de querer aprofundar as relações bilaterais, políticas e económicas com o Brasil, explicou o mesmo responsável.
Segundo Eduardo Moreira, à semelhança do Brasil foram criados grupos de amizade com países que mantêm uma relação especial com Portugal, nomeadamente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da União Europeia (EU), e com países onde existe uma forte concentração de emigrantes portugueses.
Apesar do programa de acção do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil ainda não ter sido fixado, aguardando-se que o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, marque a primeira reunião do organismo, Eduardo Moreira adiantou à Lusa que está prevista a criação de um projecto bi-partido para divulgar a língua portuguesa no mundo.
O deputado social-democrata explicou que o projecto pretende dividir a responsabilidade na promoção e ensino da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Como exemplo, citou "a primeira grande experiência de sucesso" que decorre em Timor-Leste, onde professores de Portugal e Brasil trabalham, lado a lado, no ensino da língua portuguesa.
Eduardo Moreira adiantou ainda que Portugal quer transmitir ao Brasil a sua experiência de tratamento de emigrantes e dar a conhecer as estruturas de apoio que estão à disposição dos portugueses na diáspora.
"Como o fenómeno emigração é recente no Brasil, Portugal quer transmitir toda a sua experiência às entidades brasileiras", precisou.
Os investimentos portugueses no Brasil também estão previstos nas linhas de acção do recém criado grupo parlamentar, que - de acordo com o deputado - estará em contacto com os investidores portugueses e participará em seminários e encontros empresariais.
Disse ainda que o órgão prestará ainda todas as informações necessárias para que os investimentos sejam produtivos.
O mesmo responsável salientou que o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil manterá um intercâmbio permanente com o Brasil para que "a integração luso-brasileiras aconteça da forma mais ampla possível".
Afirmou igualmente que no Brasil está a ser constituído um grupo semelhante e que já começou a manter contactos permanentes com parlamentares do Congresso Nacional Brasileiro.
Além de Eduardo Moreira, fazem parte do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil Graça Proença de Carvalho, Manuela Aguiar, Tavares Moreira e Teresa Morais, do Partido Social Democrata, Ana Benavente, José Lello, Maria Santos e Vicente Jorge Silva, do Partido Socialista, Odete Santos, do Partido Comunista Português, e Nuno Melo, do Partido Popular.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|