As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Polícia assina protocolo de formação com corporação angolana
- 26-Sep-2003 - 16:13

A Polícia de Ordem Pública cabo-verdiana assinou com a policia Nacional de Angola dois protocolos de cooperação para a área de formação de agentes.


Com estes protocolos, assinados quinta-feira, Cabo Verde compromete-se a receber, em Outubro e Dezembro do corrente ano, 50 elementos da polícia angolana para frequentar um curso de formação de formadores na escola de Polícia Daniel Monteiro, na Cidade da Praia.

O curso está orçado em mais de quatro milhões de escudos cabo- verdianos (36.300 euros), montante que será suportado pela polícia angolana.

Por seu lado, a Polícia Nacional de Angola vai ministrar, no próximo ano, acções de formação a nove efectivos da Polícia de Ordem Pública Cabo-verdiana, nas áreas de técnicas de intervenção, segurança pessoal e explosivos.

Os dois protocolos surgem na sequência do Acordo de Cooperação Técnica em matéria de Segurança e Ordem Pública assinado em Luanda entre a Ministra da Justiça e Administração Interna de Cabo Verde e o Ministro do Interior da República de Angola, em Julho de 2002.

Os protocolos agora assinados marcaram o fim da visita que o comandante-geral da Polícia Nacional Angolana, José Alfredo Ekuikui, efectuou a Cabo Verde.

Durante a visita, a delegação angolana deslocou-se às ilhas do Sal, São Vicente, Santiago e Santo Antão, para inteirar-se do dia-a- dia dos comandos e esquadras de policia cabo-verdianas.

As duas delegações identificaram ainda outras áreas para o possível alargamento da cooperação existente.

No acto de assinatura, comandante-geral da polícia cabo- verdiana, Alberto Barbosa, adiantou que na área das fronteiras poderão também surgir parcerias entre as duas instituições.

"Considerando que a nossa polícia se encontra numa fase de reestruturação, a experiência organizativa e funcional da Polícia Nacional de Angola servir-nos-à para traçar linhas de orientação em matéria de organização e funcionamento", adiantou.

A Polícia de Ordem Pública (POP) de Cabo Verde mantém, há vários anos, uma intensa cooperação com a sua congénere portuguesa, a Polícia de Segurança Pública (PSP).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem