As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
500 crianças na iniciativa «Férias em Português»
- 28-Sep-2003 - 12:45

Cerca de 500 crianças cabo-verdianas do ensino básico participaram na Cidade Velha, perto da Cidade da Praia, no encerramento do programa "Férias em Português", organizado pelo Instituto Camões.


Iniciado no passado dia 15, o programa envolveu crianças com idades entre os seis e os 12 anos, que puderam desenvolver a comunicação em português através de jogos, brincadeiras e de actividades que estimulavam a descoberta do património e da Natureza.

Cabo Verde é considerado por alguns especialistas como um país onde a língua portuguesa corre riscos, mas, independentemente disso, são notórias as dificuldades de expressão e de escrita entre os próprios estudantes neste idioma, que continua a ser o oficial no país.

Aproveitando os bons resultados do "Férias em Português" em Timor-Leste, onde foi lançado como projecto-piloto em 2002, o Instituto Camões quis desenvolvê-lo este ano em Cabo Verde, e precisamente na Cidade Velha, a antiga Ribeira Grande, a primeira cidade fundada por portugueses em África, em 1462.

Música, dança, expressão dramática, expressão plástica, desporto e língua portuguesa, esta última assumindo função transversal a todas as outras actividades, ocuparam o quotidiano dessas crianças, segundo explicou a coordenadora logística do projecto, Dora Soares.

Além de duas orientadoras portuguesas, Dora Soares, do Instituto Camões, e Maria Ramalho, do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), o programa contou com a colaboração de monitores cabo-verdianos, alguns deles professores do ensino básico.

Além das crianças da Cidade Velha, participaram também as das localidades vizinhas de São Martinho, Calabaceira, São João Baptista, Salineiro e Porto Mosquito.

A Câmara Municipal da Praia assegurou o transporte e a alimentação diária das crianças e, a nível local, estiveram ainda envolvidos na iniciativa o Ministério da Educação, o Instituto Pedagógico, o Instituto Superior de Educação e a delegação em Cabo Verde da transportadora aérea portuguesa TAP.

Nos próximos tempos, aproveitando as férias escolares, a equipa do Instituto Camões partirá para outro país lusófono para reeditar a iniciativa "Férias em Português", desta vez na Ilha de Moçambique.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem