As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
ONU escolheu Cabo Verde
para importante projecto

- 3-Oct-2003 - 0:06


Trata-se do estudo piloto sobre a criação de uma representação comum para agências das Nações Unidas

Cabo Verde foi escolhido como país piloto para o estudo da viabilidade da criação de uma representação comum para as agências especializadas das Nações Unidas nomeadamente PNUD, FNUAP e UNICEF, apurou O Notícias Lusófonas junto de uma fonte da ONU. “Trata-se, desde já, de um reconhecimento pelo exemplo do país no contexto africano”, referiu a fonte. Embora a palavra final caiba a Kofi Annan, só o facto de o país ter a honra de ser preferido para a experiência é dignificante para a Lusofonia.


Para o efeito, encontra-se no arquipélago uma missão das Nações Unidas para estudar a possibilidade de criação em alguns países em desenvolvimento de uma representação comum do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Fundo das Nações Unidas para a População e do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A ideia da unicidade de representação resulta da preocupação manifestada pelo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, para a utilização racional dos recursos das agências do Sistema das Nações Unidas, de modo a responder com maior eficácia e eficiência às necessidades dos Estados-membros.

De acordo com notícias da Praia, a escolha de Cabo Verde como país piloto para estudar a exequibilidade do projecto "foi ditada pelo tamanho do país, pelo número de agências aqui representadas, pelo envelope financeiro das três agências e pela harmonização dos ciclos de programação".

Segundo um dos membros da delegação da ONU que se encontra na cidade da Praia, o facto de Cabo Verde ter sido escolhido para o início do estudo "não significa que se vai proceder à criação deste escritório comum das três agências" no arquipélago.

A decisão final sobre a questão será tomada posteriormente pelas instâncias competentes em Nova Iorque, precisou.

Por sua vez, o representante residente do PNUD em Cabo Verde, Joseph Byll-Cataria, afirmou que a ser concretizada a ideia, as três agências em referência deverão "manter a sua especificidade".

Para além de contactos com os responsáveis das três agências, a missão da ONU tem mantido encontros com as autoridades cabo-verdianas e com organizações da sociedade civil para recolher opiniões sobre a proposta.

As informações recolhidas permitirão definir as condições, vantagens e desvantagens desta nova estrutura, o modelo de representação bem como a sua estratégia de comunicação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem