As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
AULP quer criar «espaço lusófono» do ensino superior e investigação
- 6-Oct-2003 - 21:26

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anunciou hoje em Macau que vai propor a criação do "espaço lusófono" do ensino superior e da investigação científica no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Segundo o secretário-geral da AULP, Alarcão Troni, a associação, reunida até sexta-feira em Macau, está a preparar os princípios orientadores de duas convenções a propor à cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realizará em São Tomé e Príncipe, em 2004.

"Pretendemos criar no mundo lusófono um programa semelhante ao Erasmus em que possa haver mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, em que haja reconhecimento dos diplomas e currículos das universidades e institutos superiores de todos os oito países de língua portuguesa e, se houver vontade das autoridades, de Macau", afirmou Alarcão Troni.

Por outro lado, continuou, no caso da investigação científica a AULP quer "criar um sistema de informações em rede entre as instituições de investigação da lusofonia".

Da reunião de Macau sairá também, segundo Alarcão Troni, um "grupo de missão com o objectivo de criar uma universidade virtual de língua portuguesa, que passará a orientar mestrados e doutoramentos reconhecidos em todo o espaço lusófono".

Alarcão Troni disse ainda que as convenções a serem propostas à cimeira da CPLP estão em "sintonia" com os princípios de harmonização dos cursos definidos em Bolonha e estão a ser seguidos por todos os associados da AULP.

O Conselho de Administração da AULP aprovou hoje a adesão à associação, como associados, do Instituto de Formação Turística de Macau, Instituo Português do Oriente, Associação para a Promoção da Instrução dos Macaenses, Fundação Minerva e Universidade de Porto Alegre.

Além do Conselho de Administração da AULP estiveram ainda reunidos em Macau os conselhos de reitores das Universidades e dos presidentes dos Institutos Politécnicos.

A partir de terça-feira, o ensino da língua portuguesa no mundo, especialmente na região Ásia-Pacífico, será um dos temas principais do XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Cerca de 130 dirigentes universitários e de institutos politécnicos de língua portuguesa vão também discutir até sexta-feira a mobilidade dos estudantes na Ásia-Pacífico e na Europa, o ensino superior em Macau e a uniformização dos cursos na Europa.

O encontro de Macau encerra com uma palestra proferida pelo embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), José Augusto Seabra.

A CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem