As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pousada desenhada por Siza Vieira será inaugurada em 2003
- 18-Nov-2002 - 15:26

A histórica Cidade Velha, em Cabo Verde, fundada pelos portugueses em 1462, terá no próximo ano uma pousada desenhada pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira, que será edificada no âmbito de um projecto de cooperação espanhol.

A pequena infra-estrutura hoteleira começou a ser erguida em Março passado e ficará concluída até ao final do corrente ano, três meses antes do inicialmente previsto, revelou à Agência Lusa Daniel Segura, arquitecto responsável pelos trabalhos, em representação da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional.

Em fase de acabamento encontram-se já os edifícios construídos em pedra negra, extraída na zona, e cobertos a telha de barro, seguindo-se nas próximas semanas a instalação dos equipamentos necessários.

O complexo hoteleiro é composto por cinco casas de traçado simples, duas delas com um pequeno alpendre incorporado. Três destinam-se a alojamento (seis pequenos apartamentos para um total de doze pessoas, com instalações sanitárias privativas) e as restantes alojam um restaurante, cozinha e serviços de apoio.

Os edifícios habitacionais e o do restaurante estão dispostos em quadrado, criando um abrigado pátio interior no qual se espraia a sombra de frondosas mangueiras, proporcionando um acolhedor espaço de lazer para os visitantes.

O bloco de cozinha e serviços de apoio, de que fazem igualmente parte dois balneários públicos, liga-se às traseiras do restaurante por um pequeno pátio. Nas zonas públicas exteriores impera também a simplicidade - espaços de passagem e de lazer - sendo calcetadas a pedra negra.

A pousada desenhada pelo arquitecto Siza Vieira está implantada na área da ribeira, a cerca de 500 metros da localidade, numa das poucas zonas luxuriantes de Cabo Verde, que beneficiam de duas nascentes a jusante.

Entre papaieiras centenárias e coqueiros, e ao lado de campos agrícolas, emerge o complexo hoteleiro, composto por edifícios rectangulares em pedra negra, inspirados na tipologia de construção da Cidade Velha.

Serpenteando por entre árvores de fruto e terrenos agrícolas bordados por muros de pedra solta, um estreito caminho dá acesso ao convento de S. Francisco, instalado numa elevação sobranceira ao povoado, próximo da baía outrora palco de ataques de piratas e de «trapiches» tradicionais que destilam à maneira ancestral a aguardente de cana, o conhecido «grogue».

Ao longo dos meses têm estado envolvidos na construção dezenas de trabalhadores locais, homens e mulheres, praticamente sem recurso a máquinas, executando as tarefas a partir de técnicas tradicionais assimiladas.

A edificação da pousada insere-se num projecto que a Agência Espanhola para a Cooperação Internacional desenvolve desde Fevereiro de 2001 na Cidade Velha, que incidiu igualmente na consolidação e reabilitação das ruínas do antigo Convento de S. Francisco (meados do século XVII).

Aí foi colocada uma cobertura na capela, descobertos os muros ainda conservados de todo o traçado original do convento, recuperadas os percursos, as hortas utilizadas pelos monges e desvendados dois túmulos de sargentos-mor das ilhas.

O projecto de reabilitação a cargo da cooperação espanhola incide também na vertente social, com formação de agentes turísticos e melhoria dos processos agrícolas na zona da ribeira.

Daniel Segura, o coordenador dos trabalhos de reabilitação, adiantou que a pousada, quando concluída, será entregue ao Estado de Cabo Verde, mas a sua gestão será supervisionada por entidades espanholas.

Considerada o berço da nacionalidade cabo-verdiana e capital do arquipélago até 1769, a Cidade Velha (antes chamada Ribeira Grande) foi também a primeira urbe edificada por europeus em África.

A sua importância histórica e os testemunhos que encerra levam as autoridades a encarar a sua candidatura à classificação como património da humanidade pela UNESCO, dentro de alguns anos.

O próprio arquitecto Siza Vieira, a expensas da cooperação portuguesa, está a ultimar o plano geral de reabilitação da Cidade Velha tendo em vista esse objectivo.

Como zona administrativa, foi cedida pela coroa portuguesa ao navegador genovês António de Noli que, juntamente com familiares, habitantes do Alentejo e Algarve e frades franciscanos, criou aí a primeira colónia em 1462, dois anos depois da descoberta.

Entreposto de escravos do continente africano para as Américas, ao longo dos séculos foi palco de ataques e saques por corsários, entre eles o inglês Francis Drake (1578/79) e o francês Jacques Cassard (1712).

A destruição e abandono pelos moradores ditaram o irreversível declínio, e em 1769 perdeu a sede do governo a favor da Vila da Praia, hoje Cidade da Praia e capital do país, a dezena e meia de quilómetros de distância.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem