As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Literatura Africana de língua portuguesa junta especialistas
- 8-Oct-2003 - 14:25

O Congresso Internacional de Literaturas Africanas de expressão portuguesa, considerado o maior evento de sempre sobre o tema, reúne a partir de hoje e até Sábado, na Universidade de Coimbra (UC), cerca de 150 especialistas.


O congresso, intitulado "Cinco Povos, Cinco Nações", junta em Coimbra críticos, estudiosos, professores e tradutores, oriundos da África lusófona e de países como a França, Espanha, Inglaterra e EUA, entre outros, que irão debater questões relacionadas com os períodos e géneros literários, as lutas de libertação nacional ou a pós- independência.

Etnias e raças, bem como a temática feminina em literaturas marcadas pelo carácter periférico são outras das temáticas a analisar pelos participantes na iniciativa, que decorrerá no auditório da Reitoria da UC e na Faculdade de Letras (FLUC).

Está prevista também a participação de autores de países africanos de expressão portuguesa, sendo os escritores angolanos os que registam o maior número de presenças (cerca de dezena e meia), nomeadamente João Maimona, Fernando Kafukheno, José Luís Mendonça e Luís Kandjimbo.

Em declarações à Lusa, o professor universitário da FLUC e coordenador da comissão organizadora, José Luís Pires Laranjeira, frisou que o congresso pretende reunir "o máximo possível de pessoas, independentemente da ideologia e das opções críticas", para discutir um leque abrangente de temas.

Ainda segundo Pires Laranjeira, um dos objectivos do congresso passa pela publicação de um livro "que se transforme numa obra de referência na divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa".

Além das comunicações, do programa do congresso consta uma homenagem a diversas personalidades de cada um dos países africanos, nomeadamente Agostinho Neto e Eugénia Neto - viúva do estadista - (Angola), Baltasar Lopes (Cabo Verde), Vasco Cabral (Guiné-Bissau), José Craveirinha (Moçambique) e Francisco José Tenreiro (São Tomé e Príncipe).

Quinta-feira decorre no Teatro Académico de Gil Vicente, um espectáculo com o músico brasileiro Marco Tureta, em que este apresenta uma peça de 14 minutos composta para o congresso, intitulada "Povos e Nações".

No Sábado, numa mesa-redonda organizada com a Associação 25 de Abril, escritores africanos e portugueses a par com Vasco Lourenço, Pezarat Correia e David Martelo debatem "O 25 de Abril e a Construção da Lusofonia: Uma Perspectiva Cultural".

Exposições de fotografias sobre Luanda, acerca do percurso de Agostinho Neto, e de quadros pintados por crianças brasileiras de uma favela, uma feira do livro de autores africanos lusófonos e um espectáculo pela "Cena Lusófona" e "A Escola da Noite" são outras iniciativas previstas.

O congresso, que conta com a presença do vice-ministro da Cultura de Angola, Virgílio Coelho, é organizado pelo Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da FLUC, Sociedade da Língua Portuguesa e GIRAFA (Grupo Informal de Investigação e Reconhecimento da África Antiga e Actual), com a colaboração da União de Escritores Angolanos e a Cooperativa ETNIA.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem