As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugal e Cabo Verde recordam Luís Morais
- 18-Nov-2002 - 18:02

Vários dos mais conhecidos artistas de Cabo Verde e Portugal vão participar num espectáculo em memória do músico, compositor e autor cabo-verdiano Luís Morais, que faleceu a 25 de Setembro último nos Estados Unidos.

Em declarações à Agência Lusa, a cantora cabo-verdiana Celina Pereira, ligada à organização do espectáculo, adiantou que a iniciativa decorrerá a 26 deste mês na Aula Magna, em Lisboa.

Celina Pereira indicou que a ideia de realizar um espectáculo em memória do flautista, saxofonista e clarinetista surgiu do actual embaixador de Cabo Verde em Portugal, Onésimo Silveira, um amigo de longa data de Luís Morais.

A receita do espectáculo, ideia de Celina Pereira, reverterá a favor da «Escola Musical Mestre Luís Morais», criada já este ano pelo próprio músico no Mindelo, ilha de São Vicente, de onde era natural, e destinada a formar novos músicos, capazes de renovar e recriar a música de Cabo Verde.

Segundo Celina Pereira, os músicos e grupos convidados actuarão graciosamente com um único objectivo: «prestar uma homenagem sentida» a um dos grandes nomes da música de Cabo Verde.

Luís Morais, que liderou durante décadas o conhecido grupo «Voz de Cabo Verde», faleceu a 25 de Setembro último nos Estados Unidos, onde se encontrava internado numa unidade hospitalar.

Luís Morais partira para os Estados Unidos para se submeter a uma intervenção cirúrgica à garganta e, nos últimos dias de vida, o seu estado de saúde era crítico.

Nascido na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, há 67 anos, quando lhe perguntavam a idade costumava aplicar o seu humor característico, e dizia que tinha duas etapas, «40 mais 27».

Depois de percorrer os mais importantes palcos internacionais, quer como embaixador da música do seu país, com o grupo «Voz de Cabo Verde», quer como integrante da banda da diva Cesária Évora, nos últimos tempos afirmara o propósito de se dedicar ao ensino musical.

«Não estou preocupado com a minha carreira pessoal. Se tiver algum convite para fora vou sem problemas, e depois regresso. Mas o problema que tenho agora é a formação dos alunos», confessara em Abril à Agência Lusa, na sua escola, voltada para a Praça Nova do Mindelo.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem