As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro visita Brasil para reforçar relações bilaterais
- 13-Oct-2003 - 21:51

Dinamizar as relações bilaterais e estimular o comércio entre Cabo Verde e o Brasil são alguns dos objectivos da visita do primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves ao Brasil, de 24 a 31 de Outubro.


O governo do arquipélago africano pretende quadruplicar, já no próximo ano, o comércio entre os dois países, que se cifra actualmente nos seis mil milhões de dólares (5,089 mil milhões de euros), disseram fontes diplomáticas cabo-verdianas.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, as exportações brasileiras para Cabo Verde foram de 5,975 mil milhões de dólares (5,067 mil milhões de euros).

Este valor representa cerca de cinco por cento dos produtos importados por Cabo Verde, que compra do exterior quase 90 por cento de tudo o que consome.

A III Feira de Produtos Brasileiros em Cabo Verde, realizada a semana passada, representou mais um passo para a consolidação de negócios entre os dois países.

"Após 15 anos desde a realização da última feira, o Brasil relançou os seus produtos no circuito das importações cabo-verdianas, com a participação de 59 empresas brasileiras, nomeadamente de São Paulo e Fortaleza", disse à Lusa o cônsul honorário de Cabo Verde em São Paulo.

Agnaldo Rocha, que se encontra em Cabo Verde, salientou que foram fechadas várias parcerias entre os empresários dos dois países, mas não há ainda um balanço consolidado dos negócios.

Entre as empresas brasileiras que participaram na feira encontravam-se a Perdigão, a Gerdal, Unilever (produtos de limpeza), grupo Bertim (carne bovina e enlatados de carne), Delta Cerâmica e o grupo cearense Queiroz (electrodomésticos).

Agnaldo Rocha referiu também que foi resolvido o problema das dificuldades de transporte marítimo entre o Brasil e Cabo Verde, com o anúncio de duas novas linhas marítimas, uma delas passando por Fortaleza.

Em São Paulo, o primeiro-ministro cabo-verdiano, do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), participa no Congresso da Internacional Socialista (IS), nos próximos dias 27 a 29 de Outubro.

Paralelamente ao encontro, José Maria Neves reunir-se-á com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que vai abrir o congresso da IS a convite do ex-primeiro ministro português António Guterres, que será reeleito para a presidência da organização.

Na capital paulista, o primeiro-ministro de Cabo Verde tem também encontros com o governador Geraldo Alckmin, com a prefeita Marta Suplicy e com a comunidade cabo-verdiana na cidade.

José Maria Neves irá também a Fortaleza para se reunir com o governador cearense Lúcio Alcântara, e ao Rio de Janeiro e Bahia, onde tem agendados encontros com representantes da comunidade cabo- verdiana.

O primeiro-ministro segue depois para a Argentina, onde irá encontrar-se com o presidente Néstor Kirchner no dia 03 de Novembro, regressando no mesmo dia a Cabo Verde.

Além da participação de Cabo Verde, Portugal e Brasil no congresso da IS, prevê-se que outros representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estejam presentes na reunião.

Fontes da embaixada de Angola em Brasília admitem que o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) envie uma delegação para participar do congresso da IS.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem