As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
São Tomé acolhe o V Fórum dos bancos centrais da CPLP
- 14-Oct-2003 - 18:26

São Tomé e Príncipe acolhe a partir de hoje o V fórum do sistema de tecnologias de informação dos bancos centrais, SITI, dos Estados membros da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.


O administrador do Banco de Portugal, Victor Pessoa, disse que o objectivo do encontro visa, sobretudo a troca de experiência na área de sistema e tecnologia de informação bem como o desenvolvimento de projectos comuns entre os bancos centrais da lusofonia.

De entre os projectos a desenvolver em comum, Victor Pessoa sublinhou a definição de planos estratégicos de informática, a difusão de estatística por via de Internet bem como a aplicação informática aos sistemas de supervisão bancária.

"Vamos trocar ideias sobre a informatização do sistema bancário" disse Pessoa, tendo acrescentado que "por ter o sistema de informática já bem consolidado, Portugal servirá de exemplo para outros países que começaram a dar os primeiros passos".

O ministro são-tomense do Plano e Finanças, Eugênio Soares, que presidiu à cerimónia de abertura, disse que esta colaboração entre os países da CPLP promoverá a obtenção de conhecimentos sobre as realidades económicas, sociológicas, culturais e jurídicas inerentes a integração dos Estados membros na economia global.

"Este fórum, tal como os demais, não se limitará apenas a um intercâmbio de ideias entre os distintos quadros dos nossos Países, como também contribuirá para o reforço da cooperação entre as nossas instituições", acrescentou Eugênio Soares, que citou o empenho do governo de São Tomé e Príncipe na introdução de novas tecnologias de informação e comunicação no sistema bancário na perspectiva de se melhorar a qualidade dos serviços e de intercâmbio a nível da comunidade.

Neste evento, que terminará terça-feira, participam representantes dos bancos centrais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, o país anfitrião, registando-se as ausências da Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Tendo sido realizado pela primeira vez em 1999, em Moçambique, a última edição do evento aconteceu em Junho de 2002 em Luanda.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem