As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Inventário do património espera ajuda para arrancar em 2004
- 15-Oct-2003 - 10:45

Cabo Verde deverá iniciar no próximo ano o inventário do seu património, começando pelo construído e natural, e, numa fase posterior, estendendo-o ao cultural e artístico móvel.


Carlos Carvalho, director do Instituto da Investigação e do Património Cultural, explicou que o arranque do projecto está dependente das garantias de financiamento, nomeadamente dos resultados das negociações em curso com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Nos últimos meses, esteve em Cabo Verde uma delegação da UNESCO e até ao início de Novembro deverá chegar ao país um outro grupo de especialistas em inventário para abordar a questão, e definir a estratégia de realização do projecto.

Nessa ocasião deverá realizar-se um pequeno seminário para orientação dos técnicos cabo-verdianos na concretização do inventário.

A opção pelo património cultural construído e pelo natural em primeiro lugar relaciona-se também com a necessidade de ir preparando alguns "dossiers" para eventuais candidaturas para classificação como patrimónios da humanidade pela UNESCO.

O prioritário, segundo o responsável, é o inventário do património cultural construído, porque, em alguns casos, o natural já está inventariado e protegido por legislação que cria parques e reservas naturais.

Também a realização do inventário do património cultural móvel se reveste de maior complexidade, por abarcar o público, o privado e o de instituições.

"Queremos saber qual é o património da país, até para evitar que seja delapidado", realçou Carlos Carvalho em alusão ao património móvel, que, estima, poderá "levar anos" a ser inventariado.

A realização dos inventários, e a sua extensão temporal, segundo o dirigente, está dependente de financiamentos, que, a serem garantidos, poderão levar à realização de trabalhos em simultâneo.

A Cidade Velha, a primeira urbe fundada por europeus nos trópicos, foi edificada por portugueses dois anos após a descoberta, em 1460. Tem sido objecto de várias intervenções de reabilitação a cargo das cooperações portuguesa e espanhola.

Um objectivo futuro para a Cidade Velha, antiga Ribeira Grande, é criar condições susceptíveis de a candidatar à classificação como património da humanidade.

Responsáveis ligados à cultura e património do país têm aludido igualmente à possibilidade de avançarem candidaturas para o núcleo histórico da cidade de S. Filipe, na ilha do Fogo, e para o deslumbrante espaço natural das salinas de Pedra Lume, na ilha do Sal.

Carlos Carvalho admite que poderá vir a surgir "uma outra candidatura com muito peso", que se escusou a revelar, uma possibilidade que deverá ter sido equacionada durante as visitas efectuadas em Setembro por especialistas da UNESCO.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem