As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro das Finanças, Carlos Burgo, abandona Governo
- 17-Oct-2003 - 17:46

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou hoje ter aceite a demissão do Ministro das Finanças e Desenvolvimento Regional, Carlos Burgo, que lhe apresentou razões de carácter pessoal para abandonar o cargo.


Com o abandono de Carlos Burgo do elenco governamental "cai" também o seu Secretário de Estado Adjunto, Manuel Frederico.

Ao anunciar hoje aos microfones da Rádio Nacional de Cabo Verde a demissão da equipa da área financeira, José Maria Neves elogiou o trabalho desenvolvido pelo ministro e acrescentou que a remodelação governamental se centrará apenas na substituição dos titulares demitidos.

Fonte do gabinete do Primeiro Ministro adiantou que os novos titulares deverão ser conhecidos no sábado.

Carlos Burgo, um "super-ministro", foi considerado pelos seus pares um dos grandes obreiros das políticas que levaram à recuperação da estabilidade macro-económica e à credibilização do país perante os parceiros internacionais.

A sua saída do Governo já tinha sido referida nos últimos tempos na imprensa cabo-verdiana, que o apontou como futuro Governador do Banco de Cabo Verde, em substituição de Olavo Correia, um antigo Secretário de Estado do Governo do MpD (Movimento para a Democracia), agora na oposição.

No entanto, o mandato do Olavo Correia como Governador do Banco de Cabo Verde cessa apenas em meados do próximo ano, e o próprio desmentiu o cenário que era colocado pela imprensa de se transferir para a multinacional petrolífera Shell, como responsável máximo em Cabo Verde.

Carlos Burgo deverá assumir agora o cargo de deputado na Assembleia Nacional, em representação do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde), mas a mesma fonte do gabinete do primeiro-ministro não pôs de lado a hipótese de o ex-ministro vir a assumir proximamente um outro relevante cargo público.

Nascido em 1958 na ilha Brava, e licenciado em Economia, Carlos Burgo, era ministro das Finanças desde finais de Janeiro de 2001, quando se iniciou a governação de José Maria Neves, na sequência da vitória do PAICV nas eleições legislativas.

Manuel Frederico, o ex-secretário de Estado Adjunto de Carlos Burgo, nascido em 1957 no concelho de S. Domingos, ingressou no Governo na remodelação de Março de 2002, abandonando as funções de Vice-Governador do Banco de Cabo Verde.

Certos círculos políticos apontam Manuel Frederico como um dos possíveis candidatos ao lugar deixado vago por Carlos Burgo.

Esta será a quarta remodelação no Governo de José Maria Neves desde a tomada de posse, em Janeiro de 2001. A primeira ocorreu logo nos primeiros meses, com o abandono, por razões de saúde, do então ministro da Agricultura Mário Matos.

A última remodelação governamental data de Outubro de 2002.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem