As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro diz que consegue também ser Ministro das Finanças
- 20-Oct-2003 - 19:42

José Maria Neves, primeiro- ministro de Cabo Verde, afirmou que não será um ministro das Finanças em \"part-time\", pasta que passa a acumular a partir de hoje.


Após prestar juramento como titular do cargo, em substituição do exonerado Carlos Burgo, José Maria Neves sublinhou que irá dedicar à pasta das finanças \"toda a atenção\" que ela merece.

\"Haverá da minha parte tempo e disponibilidade suficientes para trabalhar como primeiro-ministro e ministro das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional, pois tenho reservas para dar resposta às minhas responsabilidades\", prometeu, após a posse conferida pelo presidente da República, Pedro Pires.

Sobre a saída de Carlos Burgo, o chefe de governo cabo- verdiano reafirmou que \"não houve qualquer problema político que tivesse levado ao seu pedido de demissão\", adiantando que tal ficou a dever-se a \"razões pessoais suficientemente razoáveis\" para serem atendidas.

José Maria Neves voltou a enaltecer os méritos do antigo ministro das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional, que considerou ser \"um dos maiores macro-economistas do país\", e que \"fez um trabalho extraordinário\" enquanto membro do governo.

Por isso, garantiu que as políticas implementadas pelo ministro cessante vão \"continuar a ser seguidas rigorosamente, na linha da consolidação orçamental e da contenção das despesas públicas, para além do rigor e da transparência, enquanto factores fundamentais para a competitividade da economia\" do arquipélago.

\"Para nós, a estabilidade macro-económica é um elemento essencial para a construção da competitividade da economia cabo- verdiana, para o crescimento e para a geração de emprego\", defendeu José Maria Neves, que preconizou \"muita prudência\" na gestão orçamental do país.

Referindo-se ao secretário de Estado João Serra, também empossado hoje, o primeiro-ministro afirmou que será o \"homem forte das finanças em Cabo Verde\", afastando, no entanto, a ideia de que vai ser na prática, o verdadeiro ministro das Finanças.

Presente no acto de posse esteve o ministro cessante das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional, Carlos Burgo, mas não o seu adjunto, Manuel Frederico, a quem José Maria Neves se referiu como estando a ultimar, \"neste momento\", a proposta de Orçamento Geral de Estado que será apresentada ainda hoje ao parlamento.

Abordado pela imprensa, o antigo ministro das Finanças escusou- se a falar sobre a sua demissão, adiantando que, neste momento, apenas pretendia desejar \"sucessos ao governo e ao novo membro\" que acabava de ser empossado.

João Serra, por seu lado, prometeu \"todo o empenho\" nas novas funções, acrescentando apenas \"lamentar\" ter deixado a meio o trabalho que vinha desenvolvendo como presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), cargo que abandonou para integrar o governo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem