Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Bernardo Carvalho apresenta «Mongólia» em universidades portuguesas
- 22-Oct-2003 - 19:58

O escritor brasileiro Bernardo Carvalho está em Portugal para falar em diversas universidades do seu último livro, intitulado "Mongólia", escrito no âmbito de um programa da Fundação Oriente, disse hoje à Agência Lusa o autor.


Bernardo Carvalho falou hoje sobre o seu trabalho, editado a 16 de Outubro, na Universidade de Lisboa, numa aula ministrada por Clara Rowland, professora de literatura brasileira nesta instituição.

Na quinta-feira, o escritor brasileiro apresentará a sua obra na Universidade Nova de Lisboa, para os alunos de Abel de Barros Baptista, especialista também na área de literatura brasileira.

No Porto, Bernardo Carvalho participará sexta-feira do colóquio "80 anos de Literatura Brasileira na Universidade Portuguesa", intervindo na sessão em que seus trabalhos serão analisados pela professora Clara Rowland e por Cristina Azevedo, que falará especificamente sobre o seu romance "Nove Noites".

O brasileiro também já proferiu esta semana uma palestra no Museu de Antropologia, na Universidade de Coimbra, que teve a participação de Maria Aparecida Ribeiro e Osvaldo Silvestre, especialistas na área.

"Este livro - `Mongólia´ - foi resultado da parceria com a Fundação Oriente, que manda frequentemente escritores para países asiáticos com o objectivo de se produzir um trabalho, que pode ser ficção, relato de viagem, ou qualquer outro género", disse à Lusa Bernardo Carvalho.

O país escolhido pelo brasileiro foi a Mongólia, onde percorreu mais de 5 mil quilómetros, vivendo entre os nómadas, em um país que não possui estradas regulares e é basicamente rural.

Bernardo Carvalho permaneceu no país asiático, cuja capital é Ulaanbaatar, entre Maio e Agosto de 2002.

O livro, editado em Portugal pela Cotovia na sua colecção Oriental/Viagens, conta a história de um diplomata brasileiro recém- chegado à China que é enviado à Mongólia em busca de um jovem fotógrafo desaparecido.

"A história fala do choque, do preconceito e ideias feitas sobre a cultura e os povos asiáticos. No livro, existe um confronto com a realidade destes povos e é mostrado como a visão dos personagens vai mudando", referiu o escritor.

"Este trabalho é resultado da minha própria visão anterior da Ásia e como esta se foi transformando ao longo da viagem. A imagem da região veiculada no Ocidente, muito idealizada, é completamente diferente do que é na realidade", disse.

"Claro que a minha visão é muito particular, subjectiva e outra pessoa pode ver, sentir tudo isso de uma maneira bem diferente", complementou.

O escritor garantiu que a viagem foi maravilhosa, com paisagens lindíssimas, que o impressionaram muito.

Bernardo Carvalho, nascido no Rio de Janeiro em 1960, tem editado em Portugal os livros "Teatro", "Nove Noites", "Medo de Sade", "As Iniciais" e "Mongólia", que também foi lançado no Brasil em Outubro pela editora Companhia das Letras.

O escritor, que parte no sábado para o Brasil, tem livros traduzidos em França, Itália e Suécia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem