As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde quer a CPLP
com mais dinamismo

- 25-Oct-2003 - 8:44


Finalmente alguém, no caso um primeiro-ministro, reafirma o que nós andamos a dizer há um ano

Cabo Verde quer que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) seja mais dinâmica no mundo e na aproximação entre os Estados membros, afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano. José Maria Neves, que está no Brasil em visita oficial, pretende transmitir estes objectivos ao presidente brasileiro, Inácio Lula da Silva, na expectativa de Cabo Verde assumir o Secretariado Executivo da organização em 2004.


"Pensamos que a CPLP pode desempenhar um papel mais forte a nível do continente africano e no plano internacional. E, sobretudo, na aproximação dos oito Estados membros", sublinhou José Maria das Neves.

De acordo com o chefe do executivo cabo-verdiano, é necessário também "reforçar as condições de funcionamento do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP)", que tem a sua sede em Cabo Verde e "necessita de um forte impulso para o seu desenvolvimento".

"Queremos também trabalhar no sentido da criação de um centro de excelência para a formação em Administração Pública em Cabo Verde, e queremos que este centro permita, a nível da CPLP, a edificação de instituições sólidas para uma nova administração pública, moderna, voltada para o desenvolvimento", acrescentou.

José Maria Neves, que é formado em Administração Pública por uma universidade brasileira, pretende imprimir uma nova dinâmica às instituições que no seu país formam quadros para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), designadamente com o apoio de Portugal.

Na sua perspectiva, o "Brasil terá de ter um forte empenhamento" na construção de uma CPLP mais dinâmica, ideia que quer transmitir a Lula da Silva no encontro que irão manter.

O secretariado executivo da CPLP é actualmente exercido pelo Brasil e Cabo Verde deverá suceder-lhe em Julho próximo na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, prevista para S. Tomé e Príncipe.

No Brasil, o primeiro-ministro cabo-verdiano manterá ainda encontros com empresários e responsáveis de universidades e da administração nos Estados de Salvador, Rio de Janeiro, Ceará e S. Paulo.

Na qualidade de presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) participará, de 27 a 29, no XXII congresso da Internacional Socialista, em S. Paulo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem