As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde pede apoio para reforçar segurança de pequenos Estados
- 28-Oct-2003 - 15:05

Cabo Verde acaba de solicitar o apoio da comunidade internacional para reforçar o aparelho de segurança dos pequenos Estados, para enfrentarem as "novas ameaças que se colocam ao mundo".


Para o governo cabo-verdiano, é premente a necessidade de uma cooperação internacional que se traduza num apoio efectivo aos países em desenvolvimento, em especial os insulares, para que possam suportar os custos e sacrifícios que a luta contra tais ameaças traz às economias e às populações.

Esta preocupação foi manifestada pela ministra cabo-verdiana dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Fátima Veiga, quando intervinha no encerramento da conferência internacional sobre a "problemática da defesa e segurança dos pequenos Estados", que decorreu semana passada, na cidade da Praia.

A ministra sublinhou as vulnerabilidades desses estados face ao terrorismo e à criminalidade organizada, por não disporem da adequada capacidade para o combate a esses fenómenos.

Entre as dificuldades enfrentadas pelos Estados insulares, a chefe da diplomacia cabo-verdiana destacou os entraves à circulação de pessoas, o narcotráfico, a criminalidade transnacional organizada, o tráfico de pessoas e pandemias como o HIV/Sida.

Referiu, como exemplo, que a segurança de Cabo Verde "não poderá resumir-se à defesa e à segurança no plano estritamente estatal" porque, acrescentou, além da luta contra os flagelos ela implica a mobilização de recursos".

A ministra destacou, no entanto, a participação de Cabo Verde, apesar das sua limitações evidentes, em operações de paz, designadamente em países da África Ocidental e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e em missões de observação de eleições.

A conferência sobre a problemática da defesa e segurança dos pequenos Estados, reuniu especialistas e militares de Cabo Verde, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Senegal.

O encontro teve como objectivos prestar informações e confrontar opiniões e análises sobre as grandes questões estratégicas da actualidade assim como contribuir para a criação de um espaço de diálogo sobre as questões relativas à defesa e segurança na consolidação da paz.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem