As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Sistemas estatísticos terão orçamento para apoio de 600 mil euros em 2004
- 29-Oct-2003 - 10:29

O orçamento para 2004 do Projecto de Apoio aos Sistemas Estatísticos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), financiado pela União Europeia (UE), vai rondar os 600 mil euros, foi anunciado terça- feira em Cabo Verde.


Os números começaram a ser discutidos terça-feira, na cidade da Praia, devendo ser aprovados quinta-feira, no final do II encontro do Comité de Coordenação do projecto, que reúne responsáveis dos órgãos centrais de estatísticas dos PALOP e representantes da UE e de Portugal.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde, "há consenso" quanto à verba de 600 mil euros (66 mil contos cabo-verdianos), destinada a financiar acções de capacitação humana e institucional dos órgãos responsáveis pela produção e gestão de estatísticas nos cinco países africanos de língua portuguesa.

Francisco Tavares adiantou que, caso haja ainda alguma alteração, deverá ser "no sentido de ultrapassar esse valor", uma vez que, na sua opinião, são "muitas e variadas as acções a desenvolver".

Aquele responsável especificou as áreas de aplicação da verba em questão, citando como exemplos a realização de recenseamentos e inquéritos anuais às empresas, assistência técnica à implementação de sistemas nacionais de contabilidade e acções relacionadas com a normalização de nomenclaturas, assim como acções de formação.

A presença, no encontro, de representantes do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), relaciona-se com a discussão do chamado Projecto Complementar Português, considerado "importante" para o sucesso do projecto financiado pela União Europeia.

De acordo com o presidente do INE de Cabo Verde, os dois são indissociáveis, uma vez que o primeiro tem como objectivo "financiar e promover a implementação das metodologias desenvolvidas" no quadro do segundo, em termos de assistência técnica e formação.

"Os domínios em que, mais especificamente se espera a intervenção do Projecto Complementar Português são as contas nacionais, as estatísticas das empresas as estatísticas de conjuntura e apoio institucional" adiantou Francisco Tavares.

Aquele responsável considerou que as discussões estão avançadas, acrescentando que os resultados deverão traduzir, no fim das negociações, as "prioridades dos sistemas estatísticos dos cinco PALOP".

Na previsão de Francisco Tavares, o Projecto Complementar Português deverá estar concluído "antes do fim do ano", após o que será apresentado ao IPAD para financiamento (em cerca de 500 mil euros, aproximadamente 55 mil contos cabo-verdianos), e possa começar a funcionar no início de 2004.

"Creio que será o momento certo para a implementação do Projecto Complementar Português, uma vez que será nessa altura que o Projecto Indicativo Regional da UE para os PALOP entrará em velocidade de cruzeiro", observou o presidente do INE de Cabo Verde, acrescentando que essa circunstância "promoverá a desejada complementaridade" entre os dois projectos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem