As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Encontro de ministros do Trabalho da CPLP excedeu expectativas»
- 31-Oct-2003 - 18:55

O ministro do Trabalho e Assuntos Sociais moçambicano, Mário Savene, declarou hoje que a Comunidade dos países de língua oficial portuguesa, CPLP, "está a crescer" e os resultados alcançados no encontro dos titulares desta pasta excederam as expectativas.


Savene falava aos jornalistas no final de uma reunião com presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que deu conta aos ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, reunidos em Luanda no seu IV Encontro, dos trabalhos de reconstrução em curso no país.

Eduardo dos Santos informou os ministros das "realizações que estão ser feitas e, acima de tudo, da determinação do povo angolano de continuar no caminho da paz", disse o ministro moçambicano.

Na sua opinião, a reunião de Luanda conseguiu elaborar e definir algumas acções a desenvolver até ao próximo encontro, a realizar em Cabo Verde.

"A nossa percepção - frisou - é que Angola está em paz, está no caminho de desenvolvimento. Em menos de um ano conseguiu fazer muitas coisas e temos a certeza de que vai continuar neste caminho".

Quinta-feira, o primeiro-ministro de Angola, Fernando Dias dos Santos "Nandó", intervindo no IV Encontro dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, realçou os esforços que o seu executivo tem empreendido em acções de combate à fome e à pobreza.

"No que concerne a promoção do desenvolvimento humano, é ainda urgente reverter o quadro do índice de desenvolvimento humano, da esperança de vida e da taxa de mortalidade infantil em Angola", admitiu "Nandó".

Segundo o primeiro-ministro, Angola tem um terço da população adulta analfabeta, dois terços fora do sistema de ensino, insucesso escolar à volta de 50 por cento e uma taxa de absentismo de professores de 40 por cento.

Para reduzir esses indicadores, indicou, o Governo aprovou um programa "Escola Para Todos" que será apoiado pelo Brasil e tem como objectivo a universalização da educação de base e fomentar as oportunidades de formação de nível superior, em Angola.

O encontro, que reuniu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, São Tomé, Guiné-Bissau e Timor-Leste, analisou durante dois dias vários temas ligados ao desenvolvimento humano da Comunidade.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem