As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Dezenas de cetáceos mortos na ilha desabitada de Santa Luzia
- 3-Nov-2003 - 21:41

Várias dezenas de cetáceos, provavelmente mais de uma centena, deram à costa este fim-de-semana na ilha deserta de Santa Luzia, em Cabo Verde, não se conhecendo ainda a dimensão da mortandade, informaram hoje as autoridades locais.


O presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) explicou que a ocorrência foi relatada por um grupo de jovens que foram passar o fim- de-semana à ilha, tendo descoberto os cetáceos encalhados na Praia dos Achados.

"Nós só amanhã (terça-feira) tomaremos conhecimento oficial da situação, uma vez que pretendemos deslocar-nos a S. Luzia acompanhados de responsáveis da Capitania dos Portos de Barlavento", adiantou Óscar Melício.

Aquele responsável confessou que o que se sabe é "pouco, uma vez que resulta apenas do relato desses jovens", que no entanto fizeram algumas filmagens amadoras que permitiram ter uma ideia da ocorrência.

De acordo com Óscar Melício, vê-se "claramente que se trata de várias dezenas de cetáceos com 2 a 3 metros de cumprimento", embora adiante que seja "difícil identificar exactamente as espécies" que deram à costa e que morreram na sua maior parte.

"Pela observação que fizemos, tanto podem ser baleias como golfinhos, mas a certeza absoluta só poderemos ter amanhã quando desembarcarmos em S. Luzia", observou aquele responsável.

O presidente do INDP adiantou ainda que os jovens em questão conseguiram salvar dois exemplares "apenas à força de braços", o que também pode ser confirmado pelas filmagens feitas pelos mesmos.

Os procedimentos a seguir com relação aos animais mortos, explicou Óscar Melício, "consistirão, não apenas na identificação das espécies, como também na recolha de amostras que possam ajudar a determinar as causas do arrojamento".

Na opinião daquele especialista, as causas "podem ser várias, não sendo de descartar a hipótese de o cardume ter atravessado águas poluídas na sua migração", o que, adiantou, teria "afectado o seu sistema de orientação ou o do seu piloto".

As amostras a recolher serão depois enviadas a organismos estrangeiros que se ocupam da problemática das espécies marinhas migradoras para que se possa determinar, segundo Óscar Melício, se existe "alguma causa do desastre que requeira a intervenção dos mesmos".

Um dos organismos a contactar neste caso, adiantou o presidente do INPD, será a Convenção para Animais Migradores (ENS, em inglês), à qual Cabo Verde está a preparar-se para aderir, ou a International Whale Comitee (Comissão Internacional da Baleia, IWC).

A Praia dos Achados, na ilha desabitada de Santa Luzia, designa-se assim por nas suas areias haver largas toneladas de lixos lançados por navios no Atlântico, desde a região das Canárias, e aí acostarem por efeito das correntes marítimas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem