As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Assembleia da UCCLA começa quinta-feira na Cidade da Praia
- 20-Nov-2002 - 18:57

A União das Cidades Capitais Luso-afro-américo-asiáticas (UCCLA) inicia quinta-feira na capital cabo-verdiana a sua XVIII assembleia geral, que tem em agenda a escolha de novos corpos sociais e a análise de projectos dos seus membros.

À margem da assembleia geral será realizado um encontro de empresários do universo da UCCLA, com vista à redinamização dessa dimensão da organização, que congrega actuais e antigas capitais dos países e territórios lusófonos.

Numa antevisão dos trabalhos feita hoje, o presidente da Câmara Municipal da Praia disse que a reunião vai ser de «extrema importância, não só pelas matérias em discussão, mas também devido aos intercâmbios empresariais que vai proporcionar».

Felisberto Vieira destacou também o facto de a cidade cabo- verdiana do Mindelo suceder a Macau na qualidade de capital lusófona da Cultura, estatuto que assumirá até finais de 2003.

Outro facto que deverá marcar a XVIII assembleia geral da UCCLA é a apresentação das respectivas candidaturas a membros da organização pelas cidades de S. Filipe, na ilha do Fogo, e da Assomada, em Santiago, ambas em Cabo Verde.

«Os pedidos formais vão ser entregues para que possam ser apreciados durante a assembleia geral da Cidade da Praia», disse o autarca cabo-verdiano, acrescentando que existem igualmente empresas do arquipélago que já apresentaram pedidos de adesão à UCCLA.

No que respeita a projectos a discutir na reunião, o secretário geral da organização, António Homem Gouveia, afirmou que alguns poderão ser objecto de contrato de financiamento já na assembleia geral que começa quinta-feira.

Aquele responsável não deixou de se referir à situação financeira da organização, que qualificou como «complicada, por razões diversas», estando a principal relacionada com o facto de algumas cidades terem dificuldades em cumprir os seus compromissos financeiros para com a organização.

Apesar disso, António Homem Gouveia adiantou que «vai ser possível assinar alguns contratos de financiamento de projectos apresentados pelas cidades membros, e que dizem respeito à melhoria das condições de vida das populações».

A XVIII assembleia geral da UCCLA decorrerá de 21 a 24 do corrente, estando o programa dividido em duas partes distintas, com a cidade do Mindelo a receber a vertente cultural do mesmo.

A UCCLA foi criada em 1985 por oito cidades lusófonas, mas o número de membros quase triplicou ao longo dos anos.

As cidades participantes na reunião da Cidade da Praia são Príncipe e Água Grande (de São Tomé e Príncipe), Bissau, Bolama e Cachéu (Guiné-Bissau), Luanda e Huambo (Angola), Praia e Mindelo (Cabo Verde), Lisboa e Guimarães (Portugal), Maputo e Ilha de Moçambique (Moçambique), Rio de Janeiro, Díli e Macau.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem