As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CPLP diz que Bissau
está no bom caminho

- 8-Nov-2003 - 9:27


Zeferino Martins vai à Guiné-Bissau para avaliar o apoio que a organização poderá dar ao governo de transição

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) exprimiu a sua satisfação com a "evolução positiva" da situação política na Guiné-Bissau resultante do consenso nacional sobre questões importantes consagradas na Carta de Transição. Esta análise vem expressa num comunicado do Comité de Concertação Permanente da CPLP, que se reuniu em Lisboa (Portugal) em sessão extraordinária por ocasião da visita do Presidente interino da Guiné-Bissau, Henrique Rosa.


O comunicado, enviado à Redacção do NL pela Embaixada de Portugal no Senegal, refere que em função das informações fornecidas por Henrique Rosa, o Comité tomou conhecimento das primeiras medidas adoptadas em Conselho de Ministros, visando um maior controlo das finanças e o relançamento da economia.

O Comité de Concertação Permenente da CPLP considerou estas medidas como "um sinal positivo por parte do governo de transição".

Segundo o comunicado, aquele órgão da CPLP manifestou a sua "convicção de que o actual período transitório na Guiné-Bissau ocorrerá sem sobressaltos, no quadro do respeito pelo primado da democracia, da tolerância política e do pleno sentido patriótico e que permitirá a realização das próximas eleições de forma pacífica".

A CPLP renovou também a sua disposição em prestar apoio na preparação das eleições da Guiné-Bissau e enfatizou o seu interesse e empenho em enviar uma missão de observação eleitoral à Guiné-Bissau.

Apelou ainda a comunidade internacional para apoiar a Guiné-Bissau, de modo a contribuir material e financeiramente para a realização das eleições nas datas programadas.

Instou igualmente a comunidade internacional a apoiar a recuperação da administração pública guineense, de forma a que possam ser criadas as condições necessárias para o acesso do país a linhas de crédito internacionais e aos diversos programas de apoio ao desenvolvimento e de assistência multilateral.

Este apelo é uma das decisões constantes da Resolução sobre a Guiné-Bissau aprovada na VIII reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP realizada em Coimbra (Portugal), em 17 a 18 de Julho de 2003.

A CPLP vai enviar em breve o seu secretário executivo, Zeferino Martins, à Guiné-Bissau para oferecer a sua colaboração no processo de normalização político-constitucional e avaliar o apoio que a organização poderá dar ao governo de transição.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem