As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro inicia digressão europeia
- 11-Nov-2003 - 19:26

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, inicia esta quarta-feira uma visita a quatro países europeus visando promover Cabo Verde como destino de investimento externo.


No âmbito deste périplo de 11 dias, o chefe do governo cabo-verdiano visitará sucessivamente Luxemburgo, França, Holanda e Portugal.

De acordo com uma nota oficial, o reforço da cooperação inter-governamental e a questão do estatuto especial de Cabo Verde junto da União Europeia vão dominar a agenda de Maria Neves nos referidos países.

A visita será marcada igualmente por encontros com as comunidades cabo-verdianas residentes nesses quatro países europeus.

No Luxemburgo, um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, o chefe do governo cabo-verdiano terá um encontro de trabalho com o seu homólogo luxemburguês Jean Claude Juncker.

A visita de José Maria Neves a esse país irá coincidir com a realização, no Luxemburgo, da quinta reunião da comissão de parceria entre os dois países.

Delegações dos dois países presididas respectivamente pela ministra cabo-verdiana dos Negócios Estrangeiros, Fátima Veiga, e pelo ministro luxemburguês da Cooperação e Acção Humanitária, Charles Goerens, irão balancear a cooperação bilateral e traçar metas para acções futuras.

Há cerca de dois meses, a cidade da Praia foi palco de discussões sobre o primeiro Programa Indicativo de Cooperação (PIC), que abrange o período 2002 a 2005 e prevê a alocação de um envelope financeiro de 33.5 milhões de euros.

Na altura, o embaixador luxemburguês Jean Feyder, director geral da Cooperação para o Desenvolvimento, garantiu que a cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo "está no bom caminho", uma vez que tem permitido lutar contra a pobreza no arquipélago.

Os sectores prioritários da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo são a educação/formação de recursos humanos, saúde e água e saneamento, estando os projectos concentrados nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santiago e São Nicolau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem