As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro na Europa para obter estatuto especial
- 13-Nov-2003 - 17:17

O primeiro-ministro cabo- verdiano visita, a partir de hoje, quatro países europeus, incluindo Portugal, visando mobilizar apoios para a atribuição a Cabo Verde de um estatuto especial junto da União Europeia (UE).


José Maria Neves visitará sucessivamente o Luxemburgo, Holanda, França e Portugal, onde, de acordo com declarações proferidas à partida da Cidade da Praia, tentará "sensibilizar diversas personalidades e entidades para apoiarem Cabo Verde no seu projecto".

O primeiro-ministro referiu-se a esses contactos como um "objectivo essencial" da visita, recordando, a propósito, a "grande importância" que esse estatuto especial tem para o desenvolvimento de Cabo Verde, constituindo, por isso, "uma das prioridades da política externa" do país.

"Contamos já com o apoio das autoridades de vários países europeus e vamos procurar alargar, durante esta digressão, essa rede de parcerias", fez notar José Maria Neves, adiantando que a questão será discutida com um "variado leque de interlocutores já identificados" nos países que irá visitar.

O chefe do governo cabo-verdiano reconheceu que se trata de um "processo complexo, que está em construção", pelo que também "requer o estabelecimento da mais vasta rede de apoios possível", para que o vínculo especial com a UE se concretize.

Da digressão europeia, José Maria Neves espera trazer, em concreto, "quer manifestações de apoio, quer ideias quanto ao percurso que Cabo Verde deve seguir" para conseguir o desejado estatuto especial.

Durante as visitas ao Luxemburgo, Holanda, França e Portugal, o primeiro-ministro cabo-verdiano também contactará as comunidades cabo-verdianas radicadas nesses países, e terá encontros com grupos de empresários para "promoção de Cabo Verde como destino de investimentos".

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves deverá, em princípio, permanecer dois dias em cada país, estando a chegada a Portugal prevista para os dias 20 ou 21 do corrente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem