As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Embaixada em Lisboa poderá ter junta médica para combater emigração clandestina
- 22-Nov-2003 - 14:17

A embaixada de Cabo Verde em Lisboa poderá vir a ter uma Junta Médica, para avaliar o estado de saúde dos doentes provenientes do arquipélago e determinar se têm condições de regressar.


Esta é uma das soluções pensadas pelas autoridades cabo-verdianas, para combater o fenómeno de permanências prolongadas injustificadas em território português ou, mesmo, situações de emigração clandestina, em que muitos desses doentes incorrem após o respectivo tratamento.

A questão foi discutida sexta-feira, numa reunião entre a Direcção Geral da Saúde e responsáveis dos dois hospitais centrais de Cabo Verde, na qual se defendeu uma maior complementaridade entre esses estabelecimentos, como solução para a diminuição das transferências.

De acordo com o director-geral da Saúde, Carlos Brito, trata-se apenas de "uma hipótese entre muitas outras", que pode vir a ser adoptada, uma vez que o debate da questão está "longe de ficar concluído".

Os investimentos em novos meios de diagnóstico e tratamento também foram avançados como um "esforço que deve ser feito", na medida em que são as insuficiências, nesse domínio, que determinam a necessidade de evacuar doentes para o estrangeiro, particularmente para Portugal.

"Neste momento, estamos a discutir algumas prioridades e a seu tempo tomaremos as decisões que se impuserem", adiantou Carlos Brito, acrescentando que "uma das necessidades identificadas é a da criação de um serviço de hemodiálise num dos hospitais cabo-verdianos.

O director-geral da saúde diz que existem "dezenas de doentes evacuados à procura dessa especialidade e, que, na maior parte dos casos, já não regressam ao país", onde não podem seguir o tratamento de que necessitam.

Ao abrigo de um acordo existente entre os dois países, Cabo Verde pode transferir anualmente 300 doentes para hospitais portugueses mas, na estimativa daquele responsável, esse número "ultrapassa os 600 por ano".

Esta situação origina muitos casos de emigração clandestina, o que "constitui um problema para Portugal", mas também implica despesas acrescidas para Cabo Verde porque, segundo o responsável, "até se definir a situação, essas pessoas continuam a estar por conta do Estado".

A questão das evacuações é uma preocupação recorrente dos governos dos dois países, tendo, inclusivamente, sido discutida durante a visita que o ministro português da Saúde, Luís Filipe Pereira, efectuou, recentemente, ao arquipélago.

Na altura, foi assumido o compromisso de Portugal ajudar Cabo Verde a melhorar os meios locais de diagnóstico e tratamento e uma das acções identificadas tem a ver com a especialização de médicos cabo-verdianos e o envio de profissionais portugueses para trabalharem no arquipélago.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem