As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Farmacêuticos africanos vão combater SIDA e falsificação de medicamentos
- 26-Nov-2003 - 19:33

O combate à SIDA e à falsificação e comércio ilícito de medicamentos são alguns dos objectivos do Fórum Farmacêutico Africano, hoje criado, em Lisboa, numa reunião Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa.


A criação do Fórum Farmacêutico Africano, onde participaram farmacêuticos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, surge no âmbito das políticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que definem a criação de uma estrutura de farmacêuticos por regiões de mundo, neste caso em África.

"O objectivo é uma parceria com a região africana da OMS no sentido de em conjunto ajudarem à implementação das políticas de saúde definidas pela organização", disse à Agência Lusa o presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, João Silveira.

Nesse sentido, as áreas prioritárias do Fórum Farmacêutico Africano serão o combate à SIDA, às doenças infecto-contagiosas, como a tuberculose e a malária, e à falsificação e comércio ilícito de medicamentos.

Uma maior adesão às terapias por parte dos doentes crónicos e a discussão e a promoção de medidas para evitar a resistência por parte dos pacientes aos antibióticos são outros dos objectivos do Fórum de Farmacêuticos Africanos.

Questionado sobre as dificuldades no combate à SIDA em África, um continente com 29,4 milhões de infectados e dificuldades no acesso ao tratamento com anti-retrovirais devido aos custos, João Silveira afirmou que "o preço do medicamento é uma falsa questão política", acrescentando que no caso do Zimbabué, a má administração do tratamento provocou resistências nos doentes.

O objectivo é "intervir na prevenção, principalmente nas transmissões por via sexual" e só depois, na "terapêutica anti- retroviral", salientou.

É preciso também que os médicos que diagnosticam a doença, entendam a terapêutica e acompanhem a situação do doente, tudo isto acompanhado por uma logística de distribuição do medicamento no terreno, disse o farmacêutico.

"Em Moçambique estamos a trabalhar num programa estratégico que pretende atingir públicos alvos, nomeadamente os próprios profissionais de saúde", adiantou.

Em relação ao combate à falsificação e comércio ilícito de medicamentos, o responsável afirmou que a inexistência de sistemas farmacêuticos e a escassez do produto leva ao aparecimento de formas de contrabando, face às necessidades.

Por isso, referiu, é necessário combater essa prática através de um sistema de fiscalização rígido, com fortes investimentos, para os quais Portugal tem vindo a contribuir.

A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, criada em Junho de 1993, visa promover as ciências farmacêuticas e defender os interesses da profissão em todos os países de língua portuguesa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem