As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Universidade de Coimbra forma técnicos de urbanismo de autarquias
- 22-Nov-2002 - 19:58

A melhora dos processos de gestão urbanística em Cabo Verde é o objectivo de um curso dirigido a técnicos das autarquias que a Universidade portuguesa de Coimbra ministra até sábado na Cidade da Praia.

O curso, intensivo, de planeamento e gestão urbana, teve início na segunda-feira e conta com a participação de 28 autarcas e técnicos de câmaras municipais das ilhas de Santiago, São Nicolau, Santo Antão e Brava.

A formação visa colmatar uma carência constatada pelo urbanista e professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Lusitano Santos, durante uma visita realizada em Maio passado a diversas autarquias cabo-verdianas.

Nessa visita o urbanista português constatou que nos quadros das autarquias existiam técnicos qualificados e meios de gestão sofisticados, mas careciam de formação específica para um bom aproveitamento dos recursos, explicou à agência Lusa Lusitano Santos.

Ao abrigo do protocolo existente entre o Instituto Superior de Educação (ISE) de Cabo Verde e a Universidade de Coimbra, foi montado o curso agora realizado, que teve o apoio da Cooperação Portuguesa.

A estratégia foi então planear um curso prático que desse resposta às necessidades, que habilitasse os técnicos para poderem tirar partido das tecnologias disponíveis, para a sua aplicação no planeamento, gestão da cidade e dos territórios urbanizados.

«Planeamento e gestão urbanística municipal«, «Ordenamento do território, ambiente e planeamento urbanístico», «Gestão e política de solos», «Gestão e política dos recursos hídricos», «Enquadramento legal e questões jurídico- administrativas», «Planeamento para o turismo e recreio», «Sistema de informação geográfica» e «apresentação e discussão de casos concretos» (de Coimbra e Bragança - Portugal) foram as áreas abrangidas.

Sob a coordenação de Lusitano Santos, em representação do Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra, a estratégia montada seguiu uma metodologia nova, de «política de desenvolvimento a partir de dentro», ou seja, de aproveitamento das capacidades existentes no próprio país.

Todos os formadores são técnicos cabo-verdianos, à excepção de Lusitano Santos, que assumiu a formação em algumas áreas e a supervisão científica do curso.

Vereadores com o pelouro do urbanismo, cartógrafos, arquitectos, engenheiros, técnicos de urbanismo e alguns alunos do ISE encontram-se entre os 28 formandos participantes.

Lusitano Santos, além de professor universitário, foi nos últimos o coordenador de planos directores municipais em diversas autarquias portuguesas.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem