As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente da República na marcha contra a Sida
- 30-Nov-2003 - 22:48

O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, incorporou-se hoje numa marcha de sensibilização para a prevenção da Sida que percorreu as ruas da Cidade da Praia, a capital do país.


Integrada por largas centenas de jovens, a que se associaram figuras da vida política e social cabo-verdiana, a marcha partiu do centro da cidade e culminou nas imediações da praia de Quebra-Canela, num espectáculo musical com o grupo Ferro Gaita.

Ao justificar a sua presença no cortejo, Pedro Pires salientou a importância decisiva de toda a sociedade para inverter a tendência de propagação da doença, que já é um flagelo a nível mundial.

Na sua perspectiva, esta iniciativa em Cabo Verde constituiu uma importante jornada cívica para despertar ainda mais a sociedade para o problema.

Embora os dados oficiais não revelem uma situação muito preocupante, é convicção das autoridades que eles são apenas uma amostra do problema da Sida em Cabo Verde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2002 foram identificados mais 150 casos de seropositivos, e o número de pessoas infectadas com HIV até ao início do ano corrente era de 1.060. O número de doentes ascendia às duas centenas e os óbitos eram já 283.

Estes dados, de acordo com o Ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, são parciais, uma vez que "todos os casos existentes foram detectados por acaso, e não devido a um rastreio sistemático e programado".

Para combater a propagação do vírus, o actual governo já decidiu disponibilizar gratuitamente às grávidas infectadas medicamentos anti-retrovirais, embora a sua introdução esteja em estudo, para se saber que meios financeiros terão de ser disponibilizados.

No sentido de chamar à atenção para a doença, e aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a 1 de Dezembro, a Direcção Geral da Juventude de Cabo Verde preparou um conjunto de iniciativas em que se enquadrou a marcha de hoje.

Esse programa decorre desde o passado dia 19 e compreende um concurso musical e outros de poesia e desenho sobre a problemática do HIV-SIDA.

A 1 de Dezembro realiza-se um espectáculo onde serão divulgadas as músicas apresentadas ao concurso "Músicas de Intervenção contra o HIV-SIDA".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem