As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Semana de Cabo-Verde lança jornal electrónico para chegar às comunidades
- 4-Dec-2003 - 14:53

A empresa de comunicação Nova Editora, proprietária do jornal A Semana, uma das publicações periódicas de maior audiência em Cabo Verde, lança sábado o seu primeiro projecto informativo electrónico, destinado às comunidades cabo-verdianas no exterior.


O projecto, designado por a Semana On-Line (www.asemanaonline.cv) pretende atingir, numa primeira fase, uma audiência de mais de 700 mil pessoas, com um produto "diferente, actualizado e interactivo, que fortifique os laços" de cada emigrante cabo-verdiano com o país de origem.

O documento explicativo do projecto realça esse aspecto e assume-o como a sua "principal vocação", ao mesmo tempo que promete "matar a sede de informação" que a maioria dos cabo-verdianos residentes no exterior revela ter em relação ao arquipélago.

De acordo com a directora do jornal A Semana e do A Semana On- Line, o formato electrónico "é um complemento" do produto em papel que, enfatizou, há 12 anos "vem merecendo a preferência dos cabo- verdianos".

Filomena Silva explicou que o projecto on-line só aparece agora, "com quatro anos de atraso em relação à concorrência", porque a equipa do jornal quis "preparar com todo o cuidado algo novo que não fosse uma mera cópia do produto papel".

A actualidade e a valorização da cultura cabo-verdiana serão dois aspectos que o A Semana On-Line irá privilegiar além de outros elementos promotores e identificativos do arquipélago, referiu aquela responsável, adiantando que, por isso, está-se "perante um portal e não um simples site".

No que toca à opção linguística, Filomena Silva garantiu que o projecto é "assumidamente lusófono", adiantando que, "por razões práticas", também apresenta conteúdos em inglês e francês, enquanto a língua cabo-verdiana - o crioulo - aparece em formato áudio.

"É na língua nacional que faremos a divulgação da cultura e da música e promoveremos a interactividade através de bate-papos, fóruns e outros instrumentos de comunicação", garantiu, prometendo igualmente uma forte divulgação do arquipélago através de vídeos e fotografias.

Aos jovens também será dedicada uma "atenção especial" uma vez que o projecto A Semana On-Line, além de proporcionar oportunidades de comunicação entre os mais novos, também patrocinará o diálogo entre estes e os mais velhos, numa "dinâmica de comunicação intergeracional".

Filomena Silva destacou igualmente a "preocupação com a diversidade", afirmando que todos os sectores da vida do país merecerão "abordagens sérias e aprofundadas, que permitam aos cabo- verdianos falar de tudo aquilo que os une, sem receio da polémica e do contraditório".

No que diz respeito à actualidade, a directora adiantou que o projecto incluirá um mínimo de 10 notícias diárias, "trabalhadas de forma concisa e rigorosa", além de reportagens, entrevistas e crónicas que "tenham a ver com as questões de interesse no momento".

Outros atractivos serão a disponibilização de informações úteis e serviços especiais relacionados com o mundo dos negócios, a cotação de câmbios, as ligações aéreas, as ofertas turísticas e outros aspectos da vida nacional.

A importância destas ofertas foi realçada por Filomena Silva, que disse esperar atingir acessoriamente "outros públicos alvo compostos por estrangeiros que se interessam por Cabo Verde, nomeadamente turistas e homens de negócios".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO