As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Forças Armadas preparam-se para combater narcotráfico internacional
- 4-Dec-2003 - 19:09

As forças armadas de Cabo Verde começaram hoje a planear um exercício militar para o combate ao narcotráfico internacional, partindo do pressuposto de que o país é utilizado como "placa de apoio" à circulação intercontinental da droga.


De hoje até ao dia 8 os militares vão planear o "Exercício Lopes 2003", e de 9 a 11 executam-no no terreno, envolvendo várias dezenas de homens de unidades militares terrestres e navais.

O palco das operações será a ilha de Santiago, a maior e mais populosa, mas o treino visa a preparação para uma intervenção em todo o arquipélago cabo-verdiano, composto por 10 ilhas e vários ilhéus.

Hoje apresentado em conferência de imprensa, o exercício foi justificado com a existência de dados de que o arquipélago cabo- verdianao é utilizado como "placa de apoio à passagem e esconderijo de drogas, essencialmente da América Central e do Sul com destino, presumivelmente, à Europa e América do Norte".

Partindo desse pressuposto, as autoridades nacionais decidiram utilizar as forças armadas na inspecção de zonas ribeirinhas do litoral das ilhas", com exercícios de busca, perseguição e apreensão, em baías e portos improvisados de desembarque de produtos ilícitos, refere uma nota do Ministério da Defesa.

Para o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, tenente- coronel Antero Matos, trata-se de um exercício que vai ao encontro das necessidades do país, e enquadra-se já nas missões que serão atribuídas futuramente à instituição.

"É uma acção para adequar as forças armadas às novas missões no âmbito da segurança interna, em que as ameaças internas cada vez mais se confundem com as ameaças externas", sublinhou.

No entendimento de Antero Matos, trata-se de um exercício de grande envergadura, que servirá também de preparação para o exercício "Felino", com militares da CPLP, que em 2005 será organizado pelas Forças Armadas de Cabo Verde.

Para Domingos Eloy Gomes, comandante operacional da acção, e da 3¦ Região Militar, o denominado "Exercício Lopes 2003" é o culminar do ciclo anual de treino operacional, e uma "oportunidade para se uniformizarem conceitos".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem