Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
MPLA homenageia Lúcio Lara
- 6-Dec-2003 - 19:38

O político Lúcio Lara, que resignou da candidatura a membro do Comité Central do MPLA, por questões de saúde, foi hoje homenageado, na abertura do V Congresso deste partido.


“Lúcio Lara tem extraordinárias qualidades de resistência, firmeza e invulgar lucidez”, disse o MPLA, em mensagem de louvor lida pela deputada Joana Lina.

Lúcio Barreto de Lara ajudou a crescer e a transformar o MPLA ao longo dos 47 anos da existência do partido fundado a 10 de Dezembro de 1956.

Lara nasceu no Huambo, em 1929. Ai fez os seus estudos primário e secundário. O universitário fê-lo em Lisboa e Coimbra, Portugal. Iniciou as suas actividades políticas a partir de 1949 na "Casa dos Estudantes do Império", juntamente com Agostinho Neto.

Co-fundador do MPLA em 1956, entregou a faixa presidencial ao primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto.

Em 1974, é eleito membro do Comité Central do MPLA na conferência Inter-regional Lundoji, o que não acontecerá neste ano de 2003.

Por outro lado, o actual presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, declarou este sábado que o clima de paz vigente no país cria condições sustentáveis para a implementação, de modo mais resoluto, do modelo de sociedade, preconizado no programa do seu partido.

Segundo Eduardo dos Santos, que discursava na cerimónia de abertura do V congresso do MPLA, o processo de reformas económicas conhece hoje redobrado vigor e dinamismo, registando-se "avanços significativos ligados à estabilização macro-económica, com melhorar a gestão das despesas públicas e redução do défice fiscal".

O V Congresso ordinário, que decorre nas instalações da Filda, conta com a presença de 1.500 delegados de todo país e do estrangeiro.

O evento, que decorre sob o lema “Paz, Reconciliação Nacional e Desenvolvimento”, vai analisar os documentos bases do partido dos “camaradas” para os próximos cinco anos e eleger uma nova direcção.

Os delegados vão discutir uma nova estratégia de governação, a chamada “moção de estratégia”, um novo estatuto e o relatório sobre o trabalho realizado depois do congresso de 1998.

De acordo com um membro da direcção do MPLA, o programa aprovado no último congresso já não se ajusta à realidade actual, por ter sido num contexto de guerra.

“Agora a guerra acabou. É preciso adaptá-lo ao momento actual que vivemos”, disse Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, secretário para a Organização.

O Congresso, que também está a ser proclamado como da “mudança”, vai caucionar a renovação do Comité Central em 42 por cento dos seus integrantes, implicando o afastamento de 87 membros dessa estrutura de direcção.

O conclave vai igualmente representar a rotura definitiva com o centralismo democrático, conforme revelou o secretário do MPLA para a Informação, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, em entrevista ao “JA”. “O MPLA vai abandonar de facto o centralismo democrático”, disse o porta-voz do partido. Outra novidade que vai resultar deste primeiro Congresso em tempo de paz, será a transferência das estruturas partidárias dos locais de trabalho para os locais de residência.

De acordo com Kwata Kanawa, a nova forma de estruturação vai permitir ao partido ir conhecendo as lideranças que existem nos bairros, e também como uma forma de preparação para as próximas eleições autárquicas.

As conclusões do conclave estão a ser aguardadas com bastante expectativa, pelo facto de o MPLA ser o partido maioritário no país, e as suas decisões terão muita influência no processo de democratização.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem