As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Air Luxor voará duas vezes por semana para Bissau
- 8-Dec-2003 - 21:58

A companhia aérea portuguesa Air Luxor vai aumentar de um para dois os voos semanais entre Lisboa e Bissau a partir de Janeiro de 2004, afirmou na capital guineense fonte daquela empresa privada.


Miguel Lory, director regional da Air Luxor para a Guiné-Bissau, referiu que a decisão está tomada, mas que está ainda por definir o dia da semana em que será efectuado o segundo voo, já que o actual se realiza às quartas-feiras.

Actualmente, segundo Miguel Lory, a Air Luxor detém uma quota de 30 por cento no fluxo aéreo entre Portugal e a Guiné-Bissau, sendo os restantes 70 por cento detidos pela TAP-Air Portugal, que voa para Bissau todas as sextas-feiras.

"O objectivo, a longo prazo, é atingir uma quota entre os 50 e os 60 por cento no tráfego de passageiros e passar dos 20 para 50 por cento no volume de carga entre as duas capitais", acrescentou.

Miguel Lory adiantou que a Air Luxor está já em negociações com as empresas de correios dos dois países para assegurar o transporte de cartas, volumes e carga, à semelhança do que faz a "rival" TAP-Air Portugal.

A Air Luxor começou a voar para Bissau a 29 de Julho deste ano, fruto de uma estratégia mais ambiciosa, que é chegar a todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Neste momento, a empresa privada portuguesa já voa semanalmente para São Tomé e Príncipe, desde Abril deste ano, e para a Guiné-Bissau, onde abriu uma delegação em Junho deste ano que emprega seis funcionários.

Para breve, adiantou, com a abertura de um escritório da empresa no aeroporto de Bissau, serão criados mais sete postos de trabalho.

Também em breve, assegurou Miguel Lory, a Air Luxor deverá aproveitar o voo para São Tomé para escalar também Luanda (Angola), sendo-lhe permitido transportar, numa primeira fase, até 100 passageiros por semana.

"Há negociações em curso e estão no bom caminho", assegurou Lory, lembrando que a rota da Guiné-Bissau poderá também ser estendida até Cabo Verde, através do aeroporto internacional da ilha do Sal, estando já em curso negociações visando esse objectivo.

Entretanto, fonte da Empresa Nacional de Aeroportos da Guiné- Bissau (ENAG) afirmou em Bissau que, em breve, os horários dos voos entre Lisboa e Bissau serão alterados, passando do meio da tarde para a noite.

Desde o início do conflito militar de 1998/99 que o aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de Bissau, está impossibilitado de realizar voos nocturnos, dado que a guerra destruiu todo o sistema de iluminação eléctrica.

Segundo a fonte, a empresa portuguesa ANA-Aeroportos e Navegação Aérea já está na fase final dos trabalhos de reparação, faltando unicamente calibrar as luzes de aproximação à pista, o que deverá ficar concluído dentro de 15 dias.

Desta forma, assegurou a fonte, o horário dos voos regressará àquele que vigorava antes do conflito militar de 1998/99, isto é, sairá de Lisboa ao fim da tarde e chegará a Bissau por volta das 23:00 - as duas capitais têm actualmente a mesma hora.

O regresso efectuava-se à 01:00 e a chegada a Lisboa entre as 06:00 e 07:00, embora, na altura, houvesse uma escala técnica em Dacar.

Actualmente, os aparelhos que efectuam os voos de Lisboa para Bissau e vice-versa começam a voar a partir das 11:00, chegando à capital guineense cerca das 16:00, para regressarem duas horas mais tarde, antes do pôr-do-sol.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem