As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Centro Cultural Portugês encerra comemorações com Rei Lear
- 10-Dec-2003 - 15:13

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo encerra as comemorações dos 10 anos de actividade com a reposição em cena de "Rei Lear", num ciclo de espectáculos que começa sábado na Cidade da Praia.


Depois da capital de Cabo Verde, onde terá como palco o auditório nacional, a adaptação do clássico de Shakespeare, a 33¦ produção do grupo, é apresentado na Cidade do Mindelo, no seu centro cultural, nos dias 19, 20 e 21.

"Rei Lear - Nhô Rei já bá cabeça", uma ousada adaptação para crioulo a partir da tradução portuguesa de Álvaro Cunhal, foi estreado no passado mês de Setembro, durante no Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo.

Com encenação de João Branco, que também adaptou o texto para crioulo em conjunto com Fonseca Soares - o protagonista, no papel de Rei Lear -, reúne um elenco de actores onde se contam Romilda Silva, Ludmila Évora, Helena Rodrigues, Nuno Delgado, Arlindo Rocha, Nelson Rocha, José Rui Martins e Anselmo Fortes.

Trata-se da segunda encenação de uma obra de William Shakespeare, depois do êxito alcançado em 1998 com "Romeu e Julieta".

Com este espectáculo, o GTCCP do Mindelo dá por encerrado o programa de comemorações do décimo aniversário, que se desenrolou desde o início do ano.

Para assinalar a efeméride, o grupo apresentou sete espectáculos teatrais da sua autoria, quatro em remontagem e três em estreia absoluta, editou uma obra sobre o percurso de dez anos e realizou exposições temáticas.

Os espectáculos estreados ao longo do corrente ano foram "Clown Futebol Club", palhaços de teatro, "Sapateira Prodigiosa", de Federico Garcia Lorca, e "Rei Lear".

Para João Branco, director artístico do grupo, tratou-se de "uma loucura" lançar mãos a um tal projecto, "num ano em que não havia praticamente nenhum dinheiro para actividades, devido à política de contenção de despesas de Portugal".

A par dos espectáculos no país, foi também um ano profícuo em digressões internacionais, a Itália e ao Brasil, com "Cloun Creolus Dei".

Para o próximo ano, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo já têm delineada a sua actividade, prevendo apresentar três peças.

Uma delas será a reposição de uma produção emblemática do grupo, "Casa de Nha Bernarda", uma adaptação da obra de Garcia Lorca, que foi estreada em 1997, tendo como protagonista a actriz portuguesa Guida Maria.

Agora a reposição será praticamente uma recriação, segundo João Branco, porque metade do elenco é novo e a protagonista será agora uma actriz cabo-verdiana.

"Casa de Nha Bernarda" será apresentada no mês de Março, quando habitualmente se realiza uma iniciativa que envolve praticamente todos os grupos do país, "Março mês do Teatro".

Do curso anual de iniciação ao teatro, que o Centro Cultural Português do Mindelo realiza, resultará também um trabalho final.

Contudo, o grande desafio do ano será a encenação de "Três Irmãs", do russo Anton Tchekov, com encenação de João Paulo Brito, um antigo membro do grupo, formado em teatro em escolas portuguesas.

"Três Irmãs" terá a sua estreia em Setembro, em mais uma edição do Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem