As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente do PAICV quer autarcas a ordenar território
- 12-Dec-2003 - 14:23

O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, José Maria Neves, exortou quinta-feira o poder local a dar uma especial atenção ao ordenamento do território e infra-estruturas do país.


"Cabo Verde precisa urgentemente de uma outra estratégia de ordenamento do território, antes de comprometermos o futuro das nossas ilhas", sublinhou, ao divulgar hoje a estratégia para as candidaturas do seu partido para 16 dos 17 municípios do país.

O presidente do PAICV, e chefe de governo, apontou a construção de estradas, e de outros equipamentos sociais, e o desenvolvimento de portos e aeroportos, "buscando parcerias com o governo", como prioridades das futuras câmaras municipais do seu partido para os próximos quatro anos.

As câmaras passarão a estar envolvidas na gestão dessas infra-estruturas, o que, para José Maria Neves, é um requisito estratégico para o desenvolvimento e autonomia autárquica.

Outro elemento reputado de estratégico para o futuro de Cabo Verde pelo Líder do PAICV e primeiro-ministro é a gestão dos solos.

"Se não discutirmos agora outra política em relação à gestão dos solos em Cabo Verde estaremos a comprometer a realização de políticas inerentes de conjuntura, sem realizar reformas estruturais que se impõem", defendeu.

A problemática da água e do saneamento, ambiente e revitalização das vilas e cidades configuram outros desafios que, na óptica do presidente do PAICV, o país e cada município terão de se confrontar no futuro próximo.

O programa indicativo do PAICV para as eleições autárquicas de 2004 engloba ainda a electrificação e os transportes. José Maria Neves faz ainda referencia à importância que os transportes assumem no país.

Os transportes têm sido o "calcanhar de aquiles" dos diversos governos. As ligações aéreas inter-ilhas é deficitária, sobretudo na época alta, e as rotas marítimas não satisfazem as necessidades, uma vez que as unidades de transporte marítimo de passageiros não oferecem o conforto necessário.

José Maria Neves referiu-se ainda à necessidade de uma aposta mais forte nos transportes terrestres, que, "daqui a poucos anos, irá colocar-se como questão política essencial a nível das cidades".

O líder do partido no poder não esqueceu igualmente a criação do Fundo do Desenvolvimento Municipal, a revisão da lei das Finanças Locais, a aprovação a lei Quadro da Descentralização, que, no seu entender, têm sido políticas tomadas "no âmbito do processo de ganhos contínuos para o poder local cabo-verdiano.

José Maria Neves conclui que nos oito municípios liderados pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde, os autarcas fizeram "um trabalho extraordinário".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem