As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Autárquicas ainda por agendar mas pré-campanha está em curso
- 12-Dec-2003 - 14:24

As eleições autárquicas em Cabo Verde não têm ainda data agendada, mas os dois partidos políticos concorrentes encontra-se já em pré-campanha eleitoral, e têm praticamente concluídas as listas candidatas.


O Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição, já anunciou a intenção de concorrer a 15 dos 17 concelhos do país, enquanto que o seu maior rival, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), no poder, deverá concorrer em mais um concelho.

O MpD apresentou esta semana mais dois nomes: José Pinto Monteiro (ex-ministro da Agricultura), para Santa Catarina, e João Domingos Barros, que se recandidata na presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, na ilha de Santiago.

Por confirmar está o eventual apoio do MpD às candidaturas independentes para o Sal e Ribeira Grande.

Quanto à ilha do Sal, o Movimento para a Democracia parece ter recuado na sua decisão de apoiar o candidato independente Jorge Figueiredo, no embate eleitoral contra a candidata do PAICV, Sara Lopes, e já equaciona a possibilidade de apresentar candidatura própria.

"Houve negociações no sentido de apoiar uma candidatura independente, mas ainda não há posição definida", referiu Rui Figueiredo Soares, coordenador das autárquicas, frisando que "vários militantes já se disponibilizaram para essa candidatura, caso seja necessário".

No Concelho da Ribeira Grande (ilha de Santão Antão) é quase certo o apoio ao candidato independente Orlando Delgado.

Os 15 candidatos anunciados pelo MpD são Ulisses Correia e Silva (Praia), Fernando Jorge Borges (São Domingos), João Duarte (São Miguel), José António Pinto Monteiro (Santa Catarina), Orlando Dias (Santa Cruz), João Domingos Correia (Tarrafal), Amilcar Spencer Lopes (São Nicolau), Américo Silva (Paul), Amadeu Cruz (Porto Novo), Jorge Nogueira (São Filipe), Lourenço Lopes (Mosteiros), Pedro da Lomba (Brava), Emanuel Ribeiro (Maio), José Pinto Almeida (Boavista) e Isaura Gomes( São Vicente.

Já o PAICV, partido no poder, que concorre em 16 dos 17 municípios do país, anunciou que só vai apresentar os nomes que compõem as listas para as autárquicas no sábado, durante um comício na cidade da Praia, onde estarão reunidos todos os cabeças de lista para as próximas eleições.

No entanto, quinta-feira o partido realizou um encontro nacional dos seus candidatos às eleições municipais de 2004, mas a maioria deles já foi dada a conhecer publicamente.

Segundo fontes partidárias, os candidatos a anunciar pelo PAICV deverão ser Felisberto Vieira (Praia), Mário Matos (S.Vicente), Sara Lopes (Sal), João Baptista Freire (Santa Catarina), Orlando Sanches (Santa Cruz), Florenço Varela (Tarrafal), Manuel Amaro Monteiro (Calheta), Rosa Fortes (Porto Novo), Antero Coelho (Ribeira Grande), Vera Almeida (Paúl), Eugênio Veiga (S.Filipe), Camilo Gonçalves (Brava), Carlos Fernandinho Teixeira (Mosteiros), António Soares (S.Nicolau), João Pereira Silva (Boa Vista) e Pedro Alcantra (Maio).

O PAICV não apresentará candidatura própria apenas no município de S.Domingos, onde tenciona apoiar o grupo de independentes encabeçado por Pedro Semedo.

O acto público do dia 13 consistirá, segundo o secretário nacional do PAICV, Rui Semedo, num comício-festa, cujo principal orador será o presidente do partido, e primeiro-ministro, José Maria Neves.

A coligação PCD/PRD até agora apresentou candidatos apenas para os concelhos de Santa Catarina e Praia, respectivamente o advogado Hélio Sanches e a Amélia Fernandes (actual vereadora no município a que concorre).

Em São Vicente, a coligação irá manifestar a sua adesão ao candidato apoiado pelo Partido do Trabalho e da Solidariedade, João José Faria, actual presidente da Câmara de São Vicente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem