Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Fradique Menezes visita a sede da CPLP
- 24-Oct-2002 - 11:08

O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes visitou, hoje, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.

Aguardavam o Presidente sãotomense, o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador João Augusto de Médicis, e o Comité de Coordenação Permanente, CCP, que reuniu extraordinariamente para esta ocasião.

O Coordenador do CCP, Embaixador José Gregori, deu as boas vindas ao visitante, salientando que «a sua presença confirma o interesse de que o seu País tem demonstrado para com a nossa comunidade». Recordou ainda que S. Tomé recebeu em Julho de 2001, a VI Reunião de Conselho de Ministros da CPLP, a qual conferiu a São Tomé a coordenação do CCP.

Neste contexto, elogiou o trabalho desenvolvido por Gabriel Costa (à época Embaixador em Lisboa) e por Elisa Barros, sublinhando que S. Tomé e Príncipe demonstrou louvável capacidade de trabalho, seriedade e confiança à frente dos destinos da CPLP.

José Gregori, que falou também em nome dos restantes membros do CCP, referiu também que a participação deste Estado membro se manifestou em Brasília, quando ofereceu a sua disponibilidade para acolher a V Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em 2004.

O Embaixador João Augusto de Médicis dirigindo-se a Fradique de Menezes disse considerar uma honra «recebê-lo nesta nossa casa, nesta sua casa.»

Agradeceu igualmente que São Tomé se tenha disponibilizado para acolher a próxima Cimeira de Chefes de Estado, que será presidida por este País.

O Secretário Executivo da CPLP afirmou ainda que «com esta visitas renova-se a confiança de que a CPLP é uma instituição vivo. Em nome do Secretariado Executivo, quero garantir que todos estamos prontos para trabalhar para o progresso desta comunidade global, espalhada em quatro continentes.»

Em seguida Fradique de Menezes agradecendo as palavras que lhe foram dirigidas, elogiou também Gabriel Costa, Elisa de Barros e Rafael Branco - que foi o primeiro Secretário Executivo Adjunto da CPLP – e apresentou Alda Melo, ex-Ministra da Justiça e futura embaixadora do seu País em Lisboa.

O Presidente de São Tomé e Príncipe disse que os sãotomenses precisam da cooperação da CPLP, referindo que o Brasil e Portugal ocupam lugares cimeiros nesta área, e que o seu arquipélago necessita de professores, técnicos de agricultura, de justiça, técnicos de todo o género.

Afirmou ainda considerar que a CPLP deverá ser o motor de angariação de movimentos dos nossos países. «A CPLP deve ser intermediária das vontades dos nossos Estados e não reflexo da vontade dos nossos governos.»

Sublinhou em seguida que o seu País quer abrir as portas aos investimentos e que a «CPLP deve ser a grande embaixada dos nossos países. A CPLP deverá ajudar a encontrar soluções para os nossos problemas.»

Com uma agenda apertada, o Presidente de São Tomé e Príncipe descerrou uma placa comemorativa da sua visita. No Livro de Honra inscreveu as seguintes palavras:

Sinceramente exprimo-me com o à vontade habitual que é conhecido em mim, e dizendo isto quero reiterar a minha vontade de ter uma CPLP forte e aberta ao mundo; pretendo uma CPLP forjadora de ideias para que os seus países membros acreditem que valeu a pena tê-la criado. Os nossos países deverão considerar a CPLP como melhor embaixador à sua causa!
Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem