As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
Primeiro-ministro quer mobilização dos emigrantes a favor do país
- 25-Dec-2003 - 15:04

O primeiro-ministro de Cabo Verde apelou, numa mensagem de Natal dirigida aos cabo- verdianos, ao "envolvimento de todos os cidadãos nacionais, residentes no país e na diáspora, no processo de procura da sustentabilidade económica" do arquipélago.


José Maria Neves salientou que a mensagem era "especialmente dirigida aos compatriotas que vivem no estrangeiro", por considerar que Cabo Verde "não se constitui apenas de 10 ilhas, mas de muitas mais espalhadas pelo mundo fora".

O chefe de governo cabo-verdiano fez um balanço de 2003 como tendo sido um "bom ano para o país", destacando as "vitórias conseguidas em todos os domínios da vida nacional", indo da cultura à economia, passando pelo desporto e pela religião.

Com relação a este último aspecto, José Maria Neves valorizou a criação recente da segunda diocese de Cabo Verde, uma decisão da hierarquia católica que atribuiu ao arquipélago um segundo bispado, cuja sede será no Mindelo, ilha de S. Vicente.

Ao nível da cultura, o primeiro-ministro destacou os muitos acontecimentos positivos registados, não esquecendo a vitória de Sofia Barbosa, uma cabo-verdiana de origem, que ganhou a primeira edição da Operação Triunfo e a que foi conseguida há alguns dias por Suzana Lubrana, vencedora feminina dos Kora Awards.

A outros níveis, o governante referiu as infra-estruturas económicas concluídas ou iniciadas em 2003, prevendo para 2004 "a mesma dinâmica", adiantando que se dará início, no próximo ano, à construção de dois novos aeroportos internacionais, nas ilhas de S. Vicente e Boa Vista.

José Maria Neves prometeu ainda novos e avultados investimentos em vários domínios, nomeadamente a saúde, a agricultura, o turismo, a educação e vários outros, para os quais garantiu que o governo "já tem à sua disposição montantes que rondam os 25 milhões de dólares".

O primeiro-ministro considerou, no entanto, que os esforços do governo "não chegam para conduzir o país ao patamar de desenvolvimento desejado por todos" tendo, por isso, defendido a necessidade de um "sector empresarial privado forte", que considerou fundamental no processo.

Neste sentido, dirigiu uma palavra de "mobilização geral" aos cabo-verdianos residentes no estrangeiro, aos quais pediu para colocarem "as suas competências, experiência, capacidade de trabalho e recursos a favor do desenvolvimento" do arquipélago.

Foi, aliás, aos emigrantes que José Maria neves dirigiu mais especificamente a sua mensagem de Natal, por considerar que "existem por esse mundo fora muitos milhares de compatriotas cujo concurso é necessário para a promoção do bem-estar de todos os cidadãos nacionais".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem