Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Nomes portugueses e árabes na lista compradores de passaportes roubados
- 9-Jan-2004 - 19:57

Dezanove nomes portugueses e seis árabes constam da lista de compradores dos 36 passaportes roubados apreendidos pela polícia brasileira, revelou hoje um porta-voz da Polícia Federal (PF) brasileira.


O delegado Wagner Castilho adiantou que a lista contém nomes, endereços e os valores pagos pelos compradores dos passaportes roubados.

"A lista está sob sigilo para não atrapalhar o futuro das investigações", referiu ainda Wagner Castilho numa conferência de imprensa hoje em São Paulo.

O porta-voz da PF brasileira voltou a afirmar que os passaportes roubados seriam utilizados por quadrilhas internacionais de narcotraficantes e de terroristas.

"Nenhum imigrante ilegal pagaria cerca de 50 mil dólares (cerca de 39 mil euros) por um passaporte roubado", afirmou Wagner Castilho, referindo-se ao valor que consta na lista dos compradores em poder da polícia.

O responsável da PF salientou ainda que os passaportes roubados seriam utilizados para entrar em países de "segurança restrita", uma vez que a origem dos passaportes é de nações da União Europeia (Portugal, Itália e Espanha) e do México.

Os 36 passaportes apreendidos - 26 portugueses, dois espanhóis, quatro mexicanos e quatro italianos - ficarão à disposição da Justiça brasileira, porque são "a prova material do crime", disse o delegado.

"Trata-se de uma quadrilha altamente profissional", disse ainda Wagner Castilho, referindo-se ao modo como foram efectuados os roubos.

Juntamente com os passaportes foram apreendidos três cheques da agência de Nova Iorque do Deutsch Bank, no total de 1,25 milhões de dólares (973 mil euros), e em nome da empresa "W. E. Fielding Associates Trusts".

Para Wagner Castilho, trata-se de uma "empresa de fachada" e que será agora investigada pela polícia brasileira.

Os passaportes foram apreendidos quarta-feira a um polícia brasileiro no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando tentava embarcar para Goiânia, capital do Estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil.

Especialistas no combate ao tráfico internacional admitiram hoje à Lusa que os passaportes poderiam ser enviados para o estrangeiro através da zona do estado do Mato Grosso que faz fronteira com o Paraguai e normalmente utilizado por traficantes.

No Paraguai, mais concretamente na zona de Iguaçu, existe uma grande comunidade árabe que tem sido referenciada pelas polícias internacionais como integrando apoiantes de movimentos terroristas, o que nunca foi provado.

O agente Cristino Rodrigues de Arruda Neto, 40 anos, foi detido por agentes da PF brasileira e encontra-se preso em São Paulo.

Arruda Neto afirmou aos agentes da PF brasileira que só pretende falar sobre seu envolvimento com os passaportes roubados em depoimento à Justiça brasileira, ainda sem data prevista.

O delegado da PF, André Luiz Kodjaoglanian, que será encarregado das investigações, disse entretanto hoje que já recebeu a confirmação oficial da autenticidade dos passaportes das autoridades consulares de Portugal, Itália, México e Espanha.

Segundo a polícia, todos os passaportes foram roubados recentemente de consulados dos quatro países localizados nas cidades de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os documentos portugueses fazem parte do lote de 154 passaportes roubados no consulado de Portugal em Santos em Novembro de 2003.

Também em Novembro de 2003, ladrões levaram passaportes do Consulado da Itália em São Paulo.

Os mexicanos fazem parte de um lote de 500 passaportes roubados do consulado do México no Rio de Janeiro também em 2003.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem