As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ribeira da Barca vai ter dissalinizador
- 13-Jan-2004 - 9:20

Até Junho a população de Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina, vai contar com uma fonte suplementar de água. É que se toda a programação correr como o previsto, nesta altura vai ser instalado nessa localidade o primeiro dissalinizador fruto da cooperação Cabo Verde-Brasil.


Para isso está em Cabo Verde, segundoa noticia a «A Semana on line» uma delegação do Estado da Bahia, cuja experiência foi escolhida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para ser transferida para Cabo Verde.

Dessa delegação, para além de uma responsável da ABC, fazem parte o Presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) e o director de avaliação e controle da Secretaria de Desenvolvimento Urbano desse estado do nordeste brasileiro.

Trata-se da primeira fase de uma cooperação que vem sendo negociada há um ano, e durante a qual os responsáveis brasileiros querem conhecer a realidade cabo-verdiana em matéria de produção e distribuição de água.

O próximo passo, previsto para Março, será a visita de uma delegação cabo-verdiana à Bahia, para ver o trabalho desenvolvimento pela Cerb em matéria de produção de água, por via de dissalinizadores, e a sua distribuição, feita a partir de um sistema integrado e auto-sustentado com envolvimento da comunidade.

Os técnicos cabo-verdianos irão também opiniar sobre dimensionamento do dissalinizador que irá ser instalado na Ribeira da Barca.

Concluída essa fase do programa dessa nova experiência de cooperação entre o Brasil e Cabo Verde, passa-se à fase seguinte, que é a instalação do dissalinizador em Ribeira da Barca.

Entretanto, mais do que instalar esse equipamento importante para o abastecimento das populações com água potável, essa iniciativa visa a transferência de know how da Bahia para Cabo Verde.

Nesse estado brasileiro, cuja zona rural tem características comuns a Cabo Verde, a Cerb tem uma larga experiência no domínio dos recursos hídricos.

Com 240 dissalinizadores instalados, a empresa trabalha, ainda, com a gestão desse importante recurso em parceria com a comunidade. Segundo o seu presidente, Pedro de Oliveira, a escolha da Cerb pela ABC, para cooperar nesse projecto com Cabo Verde “se deve ao facto da empresa deter uma das tecnologias mais avançados do Brasil” no sector dos recursos hídricos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem