Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Ministro brasileiro quer plano de apoio às crianças que falam português
- 13-Jan-2004 - 19:55

O ministro da Educação brasileiro, Cristovam Buarque, vai defender a criação de um programa de apoio às crianças de língua portuguesa durante a sua visita a Portugal, na próxima semana.


"Da mesma forma como houve um Plano Marshall para reconstruir a Europa (no final da II Guerra Mundial), Brasil e Portugal poderiam liderar um grande pacto pelas crianças que falam português - um Plano Cabral", disse o ministro à Agência Lusa.

Na visita privada a Portugal, entre 21 e 24 deste mês, durante a qual lançará um livro, Cristovam Buarque vai aproveitar para apresentar a proposta ao secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Augusto de Médicis.

Cristovam Buarque defendeu que o "Plano Cabral" poderia ser executado através da criação de um programa semelhante ao Bolsa- Família brasileiro, destinando recursos às famílias mais pobres para garantir que todas as crianças de língua portuguesa frequentassem as escolas.

O ministro sugeriu que para obter recursos para o lançamento do projecto poderiam ser perdoadas, a nível mundial, as dívidas externas dos países.

"Não peço para o Brasil, porque isto enfraqueceria a ideia. Mas para abranger todas as crianças que estão fora da escola na África inteira - cerca de 90 milhões - seria preciso apenas o perdão de 22 por cento da dívida anual", afirmou.

O ministro recordou que "para tirar do trabalho e colocar na escola 250 milhões de crianças em todo o mundo, seria necessário que somente 13 por cento da dívida dos países fosse perdoada".

Cristovam Buarque vai lançar no dia 23 em Lisboa o livro "O admirável Mundo Actual - dicionário pessoal dos horrores e esperanças do mundo globalizado".

"Nós éramos desiguais, já somos diferentes e em breve seremos dissemelhantes, isto é, deixará de existir o sentimento de solidariedade se não mudarmos o rumo do processo de globalização" referiu Cristovam Buarque.

"Não estou a propor, no meu livro, nenhuma revolução igualitária. Mas é preciso incluir os excluídos", sublinhou.

No seu dicionário, com 500 novas palavras e conceitos, Cristovam Buarque demonstra como o conceito criança pode ser expresso de várias maneiras: do lado dos ricos, há os mauricinhos, filhos de Midas, teen; do lado dos pobres, os miúdos são chamados de pivete, menino de rua, trombadinha, pixote, flanelinha, meninos do lixo, ninfeta de praia, entre outras expressões. Em Portugal, Cristovam Buarque vai visitar Leiria, Batalha, Alcobaça e Coimbra, onde terá contactos com professores, estudantes e intelectuais, estando ainda prevista uma visita à reitoria da Universidade de Lisboa.

Outro encontro do ministro da Educação brasileiro será com o ex-presidente da República Mário Soares.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem