As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
V reunião das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas
- 15-Jan-2004 - 16:21

As presidências das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas reúnem-se a partir de sábado, em Bissau, para delinear estratégias de aproximação e colaboração, disse hoje à Agência Lusa fonte oficial.


Segundo Lúcia Amado, da organização deste V encontro, a reunião prolonga-se até à próxima quarta-feira, conta com a participação de nove bispos, oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.

D. José Policarpo e D. Tomaz Silva Nunes (Portugal), D. Geraldo Majella e D. Celso de Queiroz (Brasil), D. Damião Franklin e D. Eugénio Del Corso (Angola), D. Paulino Évora (Cabo Verde) e D. José Camnaté e D. Pedro Zilli (Guiné-Bissau) são os bispos presentes no encontro, em representação das conferências episcopais dos respectivos países.

Lúcia Amado acrescentou que a ausência dos prelados de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste se deve a problemas de agenda, esclarecendo que o encontro decorre apenas na segunda e terça- feira, com iniciativas de índole religiosa previstas para os restantes dias.

"O encontro reveste-se de extrema importância para a Igreja Católica guineense, sobretudo numa altura em que o país enfrenta desafios importantes", sublinhou Lúcia Amado, numa alusão à crise económica e social que assola a Guiné-Bissau.

Nesta perspectiva, a comissão organizadora inseriu no programa diversos momentos de intercâmbio de experiências, estando programadas duas palestras e diversas celebrações religiosas presididas pelos bispos lusófonos nos arredores de Bissau e Bafatá (150 quilómetros a leste da capital).

Depois de Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde, a Guiné- Bissau será o quinto país a receber o Encontro das Presidências das Conferências Episcopais das Igrejas Lusófonas, acrescentou, lembrando que a língua portuguesa está presente em oito países, num universo de 150 milhões de católicos, mais de 300 dioceses e 700 bispos.

Na génese destes encontros esteve a necessidade de uma maior colaboração entre as comunidades católicas lusófonas.

Desde 2000, data do primeiro encontro, em Lisboa, têm sido levadas a cabo acções de cooperação entre diversas dioceses, nomeadamente campanhas de solidariedade, colaboração na formação de seminaristas, no intercâmbio de sacerdotes e na geminação de paróquias.

O encontro será aproveitado pelas dioceses de Bissau e Bafatá para, entre 21 e 27 deste mês, assinalar o quinto aniversário da morte de D. Settimio Ferrazzetta, bispo de Bissau, ocorrida a 27 de Janeiro de 1999, em pleno conflito político-militar, que só terminaria a 07 de Maio do mesmo ano.

O legado pastoral e a mensagem do primeiro bispo de Bissau, que exerceu a sua actividade durante mais de 40 anos, serão lembrados em diversos momentos ao longo destes dias.

Entre as diferentes actividades destacam-se, dia 24, o Encontro Inter-religioso sobre a Reconciliação e a Paz, em Bassorá (80 quilómetros a noroeste de Bissau), e a 25 a celebração do Dia Mundial dos Leprosos, em Cumura, arredores da capital guineense.

A 27, haverá uma missa na Sé Catedral de Bissau em memória de D. Settimio, personalidade que, ao longo de 2004, será homenageado com várias iniciativas de índole religioso e cultural.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem