As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Países africanos insulares concertam estratégia comum
- 17-Jan-2004 - 15:41

Os Estados Africanos Insulares e Parcialmente Insulares vão preparar um plano de acção para apresentar aos organismos do continente a reclamar uma atenção espacial para as suas especificidades, foi decidido sexta-feira em Cabo Verde.


Nesse sentido, técnicos dos respectivos países marcaram um encontro para Maio, nos Comores, para definir uma estratégia comum e identificar projectos concretos num plano de acção que deverá ser submetido ao Secretariado Executivo da NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), para conseguir apoios para o desenvolvimento.

Esta é uma das recomendações inseridas na Declaração da Praia, subscrita sexta-feira à noite na capital cabo-verdiana, pelo país anfitrião e ainda por Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Maurícias, S. Tomé e Príncipe, Comores e Madagascar.

No encontro ficou agendada ainda uma reunião a nível ministerial em Julho, à margem da Conferência da União Africana em Adis Abeba, para aprovar os resultados da reunião técnica de Maio.

De acordo com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de Cabo Verde, a redução da pobreza, a necessidade da exploração racional e protecção dos recursos marinhos, a modernização dos transportes, desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação são os domínios que deverão merecer especial atenção na definição dos projectos.

Os países presentes acordaram ainda a preparação de uma mesa redonda com os parceiros de desenvolvimento no sentido de os sensibilizar para apoiar a implementação dos projectos.

"Pretendemos ainda criar uma plataforma de concertação e cooperação para a implementação de projectos comuns aos nossos países", referiu a responsável cabo-verdiana.

Neste aspecto, acrescentou Fátima Veiga, foi acordada a criação de uma rede de universidades e centros de investigação sectoriais, e ainda "a realização de estudos aprofundados sobre a temática da insularidade e os desafios que ela impõe".

Também foi decidido que os países deverão individualmente desenvolver esforços no sentido de sensibilizar os parceiros de desenvolvimento para conseguir financiamentos para os programas.

Estes países irão ainda apelar à ajuda das organizações internacionais e regionais, como as Nações Unidas, União Africana, BAD (Banco Africano de Desenvolvimento) e CEDEAO (Comunidade dos Países da África Ocidental).

Outro ponto constante da Declaração da Praia é o aproveitamento das oportunidades oferecidas no âmbito do Acordo de Cotonou, do "G-8" e do AGOA, para conseguir oportunidades de financiamento.

Do documento faz parte ainda a recomendação para a criação de um fundo de apoio ao crescimento e competitividade.

A reunião dos Países Africanos Insulares e Parcialmente Insulares, iniciada quinta-feira, teve como principal objectivo consensualizar posições com vista a convencer os parceiros internacionais a dar uma atenção especial aos pequenos países insulares.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem