As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro da Economia desapontado
- 17-Jan-2004 - 19:39

O INE acaba de publicar os índices de confiança da economia cabo-verdiana que apontam para uma baixa das actividades do turismo, construção, comércio em estabelecimento e comércio em feira em 2003. Referindo-se a esses dados, o ministro Avelino Bonifácio Lopes não esconde o seu desapontamento.


“Sinceramente, não me satisfazem; eu gostaria de ver esses indicadores muito melhores...”, comentou o ministro em declarações ao "A Semana Online".

Dos quatro indicadores medidos pelo INE – comércio em estabelecimento, turismo, construção e comércio em feira -, relativos ao quarto e último trimestre de 2003, apenas o do comércio em estabelecimento “contrariou a tendência descendente que vinha mantendo no último trimestre, tendo apresentado uma evolução favorável face ao trimestre homólogo”, diz o INE em comunicado.

Dos restantes indicadores, a queda mais acentuada registou-se a nível do comércio em feira. “A evolução negativa”, diz o INE, “deveu-se ao comportamento desfavorável das variáveis perspectivas de venda e perspectivas de encomendas, que evoluíram negativamente face ao período homólogo”.

No caso do turismo, cujo índice de confiança vinha evoluindo positivamente nos últimos 12 meses, a queda de confiança ficou a dever-se a factores como a insuficiência da procura, a falta de pessoal qualificado, bem como o excesso de burocracia e dificuldades financeiras.

Aliás, de um modo geral, a burocracia surge como um dos factores inibidores de toda a actividade económica. Mas também a taxa de juros e dificuldade na obtenção de créditos bancários são outros dois inibidores, nomeadamente, do sector da construção civil.

Se, enquanto em relação ao turismo, o início da época baixa pode também ser apontado com a causa da queda desse indicador, o mesmo não se pode dizer em relação à construção civil e muito menos ao comércio em feira.

Confrontado com os dados do INE, o próprio ministro da Economia, Crescimento e Competitividade não esconde o seu desapontamento: “Sinceramente, não me satisfazem”, afirma. “Eu gostaria de ver esses indicadores muito melhores; infelizmente, não podem ser alterados de um momento para outro, sobretudo no turismo onde dependem de um conjunto de outros serviços do Estado. Mas fico de algum modo satisfeito quando vejo a perspectiva de redução dos preços. Porque, de facto, o preço elevado no sector do turismo é uma das principais causas da baixa procura de Cabo Verde enquanto destino turístico”.

Apesar dos indicadores de confiança registados em 2003 não os desejados, Lopes está esperançado num aumento do aquecimento da economia em 2004.

“Falando do turismo, há muito boas perspectivas nos domínios dos transportes, tanto marítimo como aéreo, e há investimentos substanciais que estão em curso e que poderão também dinamizar um pouco o sector do comércio. Espero, sinceramente, que neste ano o país continue a crescer ainda num ritmo superior a 2003”, conclui.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem