As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Delegação de Timor-Leste estuda ordenamento do território
- 23-Jan-2004 - 23:05

A experiência municipal de Cabo Verde poderá ser útil para a definição do modelo de divisão administrativa de Timor-Leste, considerou hoje na Cidade da Praia o director da Administração do Território timorense.


Lino de Jesus Torrezão, que concluiu hoje uma visita de trabalho de cinco dias a Cabo Verde, disse à Agência Lusa que Timor-Leste quer aproveitar as experiências bem sucedidas dos "países irmãos" para consolidar o desenvolvimento.

"Vimos que a experiência de municípios em Cabo Verde tem proporcionado um avanço significativo do país, uma vez que a administração está mais perto dos cidadãos, o que lhe possibilitou um desenvolvimento significativo nestes 28 anos de independência", afirmou.

Lino de Jesus Torrezão considerou que a existência de municípios em Timor-Leste poderá ser benéfica para o país, que ainda não definiu o seu modelo de divisão administrativa.

"Até agora temos uma divisão por distritos, uma herança da Indonésia, porque ainda não temos uma visão clara da divisão administrativa que queremos", explicou.

Lino de Jesus Torrezão liderou uma delegação timorense que visitou os municípios da Praia e Santa Catarina e manteve encontros com diversos autarcas e responsáveis pela administração central cabo-verdiana.

Segundo Lino de Jesus Torrezão, a opção pela troca de experiências com Cabo Verde tem a ver com a proximidade histórica e cultural entre os dois países, e também com a amizade que une os dois povos.

Após esta visita, a delegação deverá visitar ainda o Brasil e Uganda também para tomar contacto com as experiências naqueles países na área da divisão administrativa.

Timor-Leste e Cabo Verde integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que reúne ainda Angola, Brasil, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem