As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Obra de pesquisa conta a história do teatro no país
- 26-Jan-2004 - 14:16

A história do teatro em Cabo Verde, desde os primórdios até à actualidade, é o tema de uma obra que o encenador luso-cabo-verdiano João Branco vai editar até meados do corrente ano.


"Nação Teatro - História do Teatro em Cabo Verde", em fase de conclusão, segundo o seu autor, pretende ser uma obra de carácter científico, para preencher uma lacuna e responder ao interesse crescente por parte dos cidadãos, e dos alunos dos liceus, em particular.

Iniciou a recolha documental há uma década, recorrendo a entrevistas, jornais, revistas, documentos sobre as artes cénicas, textos dramáticos não editados e referências que foi encontrando em livros sobre as mais diversas temáticas e no Boletim Oficial, que se edita há dois séculos.

"Foi a recolha o mais aprofundada possível", declarou o autor à Agência Lusa, salientando que, muitas vezes, o que ia recolhendo nas mais diversas fontes lhe permitiu cruzar dados para uma maior fiabilidade da informação.

Quase 30 anos sobre a independência de Cabo Verde, João Branco considera que pouco se tem publicado sobre o teatro, com excepção da revista da Associação Mindelact, e as fontes de informação sobre esta temática encontram-se dispersas por publicações avulsas e por memórias de quem viveu os acontecimentos.

"Nação Teatro - História do Teatro em Cabo Verde", com cerca de 400 páginas, terá a chancela do Instituto da Biblioteca Nacional, e está estruturada em cinco actos (capítulos), à maneira de uma peça de teatro na sua estrutura mais clássica.

No primeiro acto aborda o teatro no período antes da independência, seguindo-se o período pós independência, a fase após a abertura política (depois de 1992), os grupos de teatro em festivais internacionais, e, deixando para o quinto acto a dramaturgia e temáticas do teatro cabo-verdiano.

Da obra, João Branco destaca o capítulo da dramaturgia, em que diz conseguir provar a existência de um teatro nacional, apesar de serem escassas as obras dramáticas publicadas.

Na sua perspectiva, há inúmeras obras que permanecem inéditas, outras que foram encenadas e não publicadas e uma grande parte delas nunca encontrou referenciadas no acervo documental que consultou.

"Pretendo provar uma ideia feita, de que não existe dramaturgia nacional. Há um teatro nacional e teatro de várias ilhas", observou, frisando que esse acervo de obras dramáticas que referencia na obra ultrapassa uma centena.

Filho do cantor e compositor português José Mário Branco, e radicado na cidade do Mindelo, Cabo Verde, desde o início da década de 90, João Branco é o grande dinamizador de um teatro novo no país.

Em 1993, fundou o Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo, do qual é director artístico e encenador, sendo o responsável por mais de três dezenas de peças, montadas em português e crioulo cabo-verdiano.

Em 1995, fundou a Associação Mindelact, da qual é presidente, e que anualmente organiza o festival internacional de teatro do Mindelo (Mindelact), e lançou, dois anos depois, a revista especializada em assuntos teatrais com o mesmo nome.

Já em 2003, João Branco coordenou também a edição do livro "10 Anos de Teatro", referente ao historial do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem